Ao longo de 26 anos, o Colégio Alpha já se acostumou a ver seus alunos se destacando nas mais variadas carreiras, tornando-se referência de ensino na região. Para detalhar esse sucesso, neste mês de volta às aulas, o Mania de Saúde conversou com a diretora pedagógica Ana Beatriz Machado, que conta as grandes novidades do Alpha para 2023.
Entre elas, está a educação infantil, que vem se expandindo cada vez mais no Alpha. “Nossa educação infantil passou por um processo de expansão muito grande, a ponto de, hoje, contarmos com 7 turmas em atividade na escola, com crianças de 2 a 5 anos. Foi um crescimento exponencial e isso é muito gratificante, pois mostra como os pais confiam no nosso trabalho, que contempla não apenas os aspectos pedagógicos, mas também os nutricionais, os emocionais, entre outros elementos essenciais para sua formação”.
Outro exemplo, segundo Ana Beatriz, é o Ensino Fundamental I, que se distingue pela quantidade de projetos realizados com os alunos. “É o momento em que eles começam a trabalhar com pesquisa, a ter contato com laboratórios, a fazer atividades científicas, ambientais, tendo ainda o programa bilíngue, que é outro diferencial da escola. Os alunos têm aulas de inglês todos os dias, cumprindo assim uma das maiores exigências do mundo moderno, que é o conhecimento do segundo idioma. Já o Ensino Fundamental II pode ser visto como uma expansão desse trabalho, pois há um aprofundamento de todos esses conteúdos, preparando o aluno para o Ensino Médio que está por vir”, ressalta a diretora.
Ela lembra que a chegada do Novo Ensino Médio foi um marco para a escola em 2022. “O Novo Ensino Médio permitiu que os alunos se aprofundassem em áreas específicas para facilitar a escolha de uma carreira. Os alunos que sonham em fazer medicina, farmácia, odontologia ou fisioterapia, por exemplo, puderam se aprofundar em ciências da natureza, realizando trabalho de campo, visitando universidades, entre outros projetos. Já na área de humanas, eles tiveram contato com os principais autores que formam o pensamento filosófico e político da humanidade, beneficiando aqueles que desejam cursar direito, jornalismo, ciências sociais ou sociologia. O mesmo ocorreu na área de exatas, onde os alunos se aprofundaram em matemática, já que muitos querem seguir a área das engenharias. Ou seja: foi um ano de experiências maravilhosas dentro da escola e que prosseguirá agora em 2023”, revela a diretora. “O enfoque será o novo modelo de ENEM, que entrará em vigor em 2024 e será baseado na transdisciplinaridade, onde as mais diversas áreas de conhecimento interagem entre si, abordando conhecimentos de biologia, de geografia, de língua estrangeira, de atualidades, entre outros, tudo dentro de uma mesma questão. O aluno, portanto, precisará estar apto para esse aspecto transdisciplinar, que será o norte a partir de agora”, complementou.
A receita desse sucesso, entretanto, não está apenas no conteúdo. O Alpha se notabilizou justamente por ser uma instituição que consegue ir muito além do que é transmitido em sala de aula. “Sempre nos preocupamos com a formação socioemocional dos alunos, a fim de prepará-los para a vida. Um exemplo é o nosso Laboratório Inteligência de Vida-LIV, que trabalha diferentes habilidades socioemocionais, como o autoconhecimento, a solidariedade, a empatia, desde a educação infantil até o ensino médio, beneficiando todo o percurso do aluno na escola”, lembra Ana Beatriz. “Outro exemplo é a orientação vocacional, pois temos uma psicóloga que trabalha com orientação dos alunos para o mundo do trabalho, dentro de um projeto que o Alpha desenvolve há mais de 20 anos. Isso tudo sempre visando o autoconhecimento dos alunos, por meio de diversos projetos, tendo todo esse suporte socioemocional. A escola, portanto, tem um projeto de vida muito bem estruturado e os pais sentem a diferença. Até porque educação não se faz apenas com conteúdos. Educação se faz com afeto”.