Educar uma criança, no mundo de hoje, é bem diferente do que era no passado. Se antes bastava ditar uma série de regras e enquadrá-la a um ensino rígido e inflexível, hoje a realidade é outra. O avanço da neurociência e da pedagogia vem ditando novas formas de se enxergar a educação infantil, especialmente em um mundo cada vez mais tecnológico e desafiador.
Por isso tem se tornado tão comum encontrar crianças com dificuldades de aprendizagem, dentro dos mais diferentes níveis, sem que os pais, muitas vezes, saibam como agir ou mesmo a quem recorrer. Mas um profissional que cumpre um importante papel nesse contexto é o psicopedagogo, que irá fazer a ponte entre a área da saúde e da educação, a fim de garantir um melhor desenvolvimento para a criança e maior segurança para a família.
Quem nos fala sobre o assunto é a Psicopedagoga Jeanne Fonseca Leonardo. Com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia e Desenvolvimento Infantil, ela é Aplicadora Terapêutica (ABA), docente no Ensino Superior, especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar, além de fazer parte do corpo clínico da Helpers Autismos, espaço inovador em Itaperuna, voltado para o atendimento a crianças e adolescentes com TEA e TDAH.
Jeanne explica qual o papel do Psicopedagogo e quando os pais devem procurar ajuda Psicopedagógica. “O psicopedagogo é o profissional que investiga e compreende o processo de aprendizagem e a relação desta com a pessoa que aprende, através de uma proposta preventiva e/ou terapêutica. Quando o trabalho é feito de maneira preventiva, busca-se evitar problemas futuros na aprendizagem. E, quando alguma dificuldade e/ou transtorno de aprendizagem já foi identificado, realiza-se uma intervenção terapêutica para minimizar essas dificuldades”, afirma.
Segundo Jeanne, existem alguns indicadores de que a criança precisa de ajuda Psicopedagógica. São eles: aquisição lenta de vocabulário, falta de interesse em ouvir histórias, dificuldade de seguir rotinas, hiperatividade, atraso no desenvolvimento global, inversão de letras, sílabas ou palavras, adição ou emissão de sons, leitura e escrita lenta para a idade, letra ilegível, desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial, falta de concentração, atenção e memória, além de desmotivação e falta de interesse nos estudos, bem como dificuldade de raciocínio lógico e de aprendizagem.
“Quanto mais cedo pais e professores perceberem que a criança manifesta dificuldade em acompanhar a turma, é indicado que ela seja encaminhada a procurar ajuda psicopedagógica”, ressalta a especialista, citando como a Helpers Autismos pode auxiliar os pais com essa atuação. “A Clínica Helpers Autismos é um espaço amplo e cuidadosamente projetado para atender crianças e adolescentes com TEA e/ou TDAH. Ela conta com uma equipe de profissionais com larga experiência na área clínica e escolar, com formação nos Modelos DIR/Floortime e ABA (Análise do Comportamento Aplicada), além de experiência com processos de alfabetização e Integração Sensorial. A Helpers Autismos fica localizada na Rua Sérgio Dias Pecly, 229, Lions (rua atrás da Casa Mia), em Itaperuna, e estamos de braços abertos para bem atendê-lo!”.
Quer conhecer mais sobre o trabalho da clínica? Ela atende pelo telefone (22) 997260606 e pelo Instagram @helpers_autistics. Visite!