
A estação mais quente do ano chegou e com ela a necessidade de alguns cuidados especiais, principalmente com relação à saúde dos idosos. Nossa reportagem conversou com a enfermeira especializada em geriatria e gerontologia, Rosimeri de Araújo, que falou um pouco dessa atuação.
“Meu trabalho é totalmente voltado para atenção ao idoso no âmbito domiciliar, podendo ser através de consultoria, dispondo de um diagnóstico situacional ambiental, avaliação da funcionalidade com um plano de cuidado individualizado, priorizando as necessidades do idoso; treinamento e capacitação de cuidadores, administração de medicação, curativos, coleta de material para exames e troca e manutenção de dispositivos”.
Mania de Saúde – Como o verão e o calor influenciam na saúde do idoso?
Rosimeri de Araújo – O envelhecimento cronológico humano está relacionado com modificações funcionais, celulares e moleculares, tornando o indivíduo vulnerável às mudanças climáticas. Os cuidados com idosos durante o verão deverão ser dobrados, as altas temperaturas predominantes no verão potencializam a diminuição da capacidade termorreguladora, menor concentração da reserva de água corporal, elevando o risco de desidratação, que também deve estar associada com alguma doença de base e o uso de medicamentos que leva à perda hídrica. Pessoas idosas sentem menos sede e bebem menos água. A insolação e a Hipertermia acontecem quando o idoso fica exposto por longo tempo ao sol e ao calor excessivo, elevando sua temperatura corporal superior a 37,5⁰C, dando sinais como pele vermelha, cefaleia, náuseas, câimbras, confusão mental, convulsão e coma.
Mania de Saúde – Como perceber sinais de desidratação?
Rosimeri de Araújo – A desidratação no idoso não manifesta sinais de forma imediata, o que dificulta a identificação do quadro. É muito comum a família ou cuidador só perceber que tem algo errado quando o idoso manifesta complicações. Os sinais a serem observados regularmente são pele e mucosas secas, diminuição do volume da urina, fraqueza muscular, tontura, alteração da pressão arterial, indisposição com alterações cognitivas. É importante que o cuidador relacione a ingestão e eliminação de líquido, como forma de prevenir um quadro de desidratação.
Mania de Saúde – Que cuidados devemos tomar com relação à hidratação?
Rosimeri de Araújo – Para reduzir as chances de desidratação na pessoa idosa, é fundamental que a família oferte líquido em pequenos volumes diversas vezes ao dia, podendo ser na forma de água, sucos naturais ou chás, além de estimular o consumo de frutas ricas em água e proporcionar um ambiente arejado, com temperatura agradável.
Mania de Saúde – Idosos que estão acamados necessitam de cuidados especiais?
Rosimeri de Araújo – Sim, nesse caso, os cuidados gerais com a pessoa idosa, como alimentação, higiene e conforto, devem ser mantidos e acrescidos com uma série de cuidados especiais para evitar o surgimento de escaras e lesões na pele, edema nos membros inferiores e infecções. Deve-se optar por roupas leves, confortáveis e frescas, que favorecem uma boa ventilação, evitando o aumento da temperatura corporal, prevenindo a desidratação.
Mania de Saúde – E a alimentação?
Rosimeri de Araújo – Deve ser leve e de fácil digestão, priorizando frutas, legumes, verduras, sementes e carnes magras, em pequenas porções durante o dia. Quanto às refeições pesadas, recomenda-se em intervalos longos. Alimentos expostos ao sol ou temperatura inadequada devem ser evitados.