Confira dicas para montar a lancheira escolar do seu filho
Quando a criança finalmente vai para a escola, as mães ficam apreensivas com a alimentação, preocupadas com o que eles vão comer e se vão comer. Por esse motivo, a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, criou o livro “Alimentação Escolar – promovendo a saúde do futuro”, gratuito para download, para auxiliar as mães a tirarem suas dúvidas sobre como montar uma lancheira saudável e com receitas deliciosas para não faltarem opções no cardápio. De acordo com Sizele Rodrigues, nutricionista da Codeagro, o Brasil tem uma média de 33,5% de crianças acima do peso e 14,3% com obesidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo um dos problemas de saúde pública mais graves no mundo. A alimentação da criança, nesta fase escolar, deve ser bem cuidadosa, para que problemas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares sejam evitados no futuro.
Na hora de montar a lancheira, prefira opções mais saudáveis e coloridas, para que comer seja divertido e, ao mesmo tempo, nutritivo. Mas, e quanto às porções? A quantidade deve ser a mesma que o aluno come em casa. Mesmo sendo alimentos saudáveis, a quantidade deve ser maneirada, para que a criança não fique sobrecarregada. Confira dicas incríveis de como montar uma lancheira saudável e deliciosa para seu filho:
- Substitua alimentos industrializados por alimentos integrais e com menos teor de sal e açúcar.
- No lugar de uma bolacha recheada escolha cookies integrais.
- Para fazer sucos naturais escolha frutas com maior tempo de oxidação: manga, abacaxi, goiaba, maracujá e acerola.
- Faça o suco no horário mais próximo de a criança ir para a escola.
- Misture frutas doces com cítricas para que não precise colocar açúcar.
- Se não der para fazer o suco natural, escolha líquidos como: chás, sucos de caixinha sem açúcar ou conservantes, água de coco e até mesmo água comum.
- Na hora de colocar frutas na lancheira, diversifique com melancia, melão, manga, uva, etc.
- Para que não oxide muito rápido, corte a fruta em gomos e envolva-os em plástico filme.
- Sempre varie no corte das frutas para que a criança se interesse em comer.
- Coloque uma fonte de carboidrato: pão, biscoito, torta, bolo, etc. (Optar por integrais e caseiros).
- Coloque uma fonte de proteína: queijo, iogurte, atum ou frango (como recheio para tortas e lanches).
- Cuidado com os industrializados, olhe a rotulagem antes de comprar e evitar os que tenham como primeiro ingrediente sal, açúcar e gordura.