Sua pele não tira férias

Sua pele não tira fériasO verão está aí, a todo o vapor, levando milhares de brasileiros para as praias durante os finais de semana. Mas será que todos estão fazendo a proteção adequada quanto à exposição ao sol?

Pois é. O Brasil é um país ensolarado, que convida para atividades ao ar livre, com muitas horas de exposição solar, mas nem sempre a população tem total consciência da necessidade de se proteger dos raios ultravioletas. Por isso, o câncer de pele é o de maior incidência no país – e a cirurgia plástica pode atuar nestes casos.

Além de remover a lesão, o cirurgião plástico tem o cuidado de deixar o aspecto visual o mais próximo possível do natural. A cirurgia de retirada do câncer de pele, segundo informa a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), possui cuidados específicos: quando a lesão é pequena, ela pode ser removida com a excisão, um procedimento cirúrgico simples, em que se usa anestesia local e o cirurgião plástico retira as camadas da pele lesionadas. O profissional sempre se certifica de que todas as células cancerígenas foram retiradas para só então reconstruir a região.

Após realizar a análise patológica da pele para se certificar de que a lesão foi totalmente retirada, o cirurgião plástico passa para a etapa de reconstrução, que pode ser feita utilizando retalho ou enxerto de pele. A técnica de retalho local reposiciona o tecido saudável adjacente sobre a ferida. Já para fazer um enxerto, o cirurgião necessita retirar a pele saudável de outra região do corpo.

A SBCP reforça ainda a importância de cirurgias plásticas serem realizadas por médicos especialistas habilitados, tanto em procedimentos estéticos, quanto em cirurgias reparadoras, pois são profissionais capacitados para tais procedimentos. No site da entidade é possível encontrar os profissionais de acordo com sua região. Mais informações em: www.cirurgiaplastica.org.br. Cuide-se!