Chegou a hora do internato!

Chegou a hora do internato!A vida de cada aluno, dentro de uma universidade, é marcada por estágios. Mas, quando se fala em medicina, nenhuma etapa da graduação parece causar mais ansiedade do que o famoso internato. Trata-se do período mais aguardado pelos acadêmicos, que poderão, enfim, lidar mais de perto com o dia a dia médico, adquirindo experiência prática, enquanto consolidam o aprendizado adquirido em sala de aula.

Com duração de dois anos, o internato médico é obrigatório no curso de Medicina, sendo realizado do 9º ao 12º período da graduação. Ele consiste em atendimentos ambulatoriais em urgência e emergência e práticas cirúrgicas, com o objetivo de promover a imersão do aluno na profissão, onde ele vai trabalhar em unidades básicas de saúde, clínicas associadas à sua faculdade, UPAS, entre outros locais, sempre sob supervisão de professores especialistas. O acadêmico poderá, inclusive, realizar plantões enquanto estiver aprendendo sobre emergência clínica, traumatologia ou medicina intensiva, também sob orientação de professores gabaritados, acompanhando de perto os mais diferentes serviços.

Para beneficiar esse processo, a Afya Educacional, maior grupo de educação médica do país, desenvolveu o seu Internato 4.0, onde o foco, ao longo de dois anos, é o desenvolvimento de habilidades, atitudes e conhecimentos essenciais às futuras carreiras dos acadêmicos. Entre as novidades desse método, exclusivamente adotado pelas faculdades do grupo, estão o acompanhamento com preceptor, psicopedagogo e tutor para orientar os estudos, nova matriz para desenvolver 13 competências dentro de 7 áreas, de acordo com currículos médicos internacionais, além de trilhas de aprendizagem com acesso às plataformas Whitebook e Medcel, com inúmeros conteúdos disponíveis de casos clínicos, tendo ainda o diferencial de encontros on-line semanais com médicos especialistas sobre temas relevantes na prática médica. Tudo isso para oferecer ao aluno a melhor formação médica disponível no mercado, preparando-o para todos os desafios inerentes à carreira.

No mês de dezembro, quem deu mais um passo em direção ao Internato 4.0 foi a turma 006 de Medicina da UniRedentor/Afya, que agora viverá todo esse novo ciclo de aprendizado em diferentes serviços de saúde da região. “O internato é sempre um momento especial para os alunos, que ficam apreensivos com a chegada desse momento de estágio, sendo uma etapa fundamental em seu processo de aprendizagem. É quando eles têm a oportunidade de acompanhar as rotinas dos serviços de diversas especialidades médicas, adquirindo enorme experiência na área, tendo ainda a possibilidade de participar da tomada de decisão clínica, fator primordial para iniciar a carreira profissional, sempre sob a supervisão dos preceptores”, afirma Dra. Renata Gontijo, coordenadora do curso de Medicina da UniRedentor/Afya.

Ela comenta como a linha pedagógica do curso vai de encontro à proposta desse ciclo de aprendizado. “Nosso trabalho é desenvolvido a partir das chamadas metodologias ativas, que são estratégias de ensino inovadoras. O objetivo é incentivar os acadêmicos a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-os ativos em seu processo de aprendizagem”, conta Dra. Renata. “No internato, portanto, os alunos vão solidificar esse conhecimento, dentro dos serviços parceiros da instituição. Além disso, a inserção de plataformas online para aulas, treinamentos e realização de reuniões beneficiam esse processo, sendo uma ferramenta eficiente trazida pela Afya para os nossos alunos. Com isso, temos a certeza de formarmos profissionais ainda mais completos, visando sempre uma medicina de qualidade para todos”.

Chegou a hora do internato!O internato é sempre um momento especial para os alunos, sendo uma etapa fundamental em seu processo de aprendizagem