Saiba tudo sobre o diabetes!

Saiba tudo sobre o diabetes!
A médica endocrinologista Dra. Cristiana Vasconcelos

O diabetes está cada vez mais presente no mundo contemporâneo. Mas será que o público tem consciência de todos os riscos comuns à doença? Para abordar o assunto, nossa reportagem ouviu a médica endocrinologista Dra. Cristiana Vasconcelos, que integra a equipe do Centro Médico ProntoCardio. Formada pela Faculdade de Medicina de Campos, com residência em Clínica Médica pelo Hospital Angelina Caron, em Curitiba, Pós-graduação em Endocrinologia e Metabologia pela PUC-RJ, no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, e com Título de especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
Ela já atuou como endocrinologista no Hospital Dr. Beda, Hospital Escola Álvaro Alvim, Hospital Geral de Guarus. Atualmente é coordenadora médica do Serviço Emergência em Casa, Endocrinologista no Hospital ProntoCardio e Beneficência Portuguesa. Com toda essa experiência, ela orienta o jeito mais adequado de lidar com o diabetes. Confira!

Mania de Saúde – Quais são os fatores de risco e quem deve fazer o rastreio do diabetes?

Dra. Cristiana Vasconcelos – Atualmente, um em cada 10 adultos em todo o mundo vive com diabetes, cerca de 537 milhões de pessoas. Quase metade não sabe que tem. Com frequência os sintomas clássicos (perda inexplicada de peso, muita sede, excesso de urina, apetite aumentado) estão ausentes mesmo com o paciente já apresentando algum grau de alteração da glicose, o que atrasa o diagnóstico e o início do tratamento. E mesmo sem a pessoa apresentar sintomas a doença já começa a provocar danos no organismo.

O tipo mais comum de diabetes é o tipo 2, que representa 90% dos casos de diabetes. É mais comum em adultos mais velhos e é cada vez mais diagnosticado em crianças e adultos mais jovens devido ao aumento dos níveis de obesidade, sedentarismo e má alimentação.

Importante destacar que o rastreio do diabetes mellitus é recomendado para todos os indivíduos com 45 anos ou mais, mesmo sem fatores de risco, e para indivíduos com excesso de peso que tenham um fator de risco adicional para diabetes, como: história familiar de diabetes em parente de primeiro grau, sedentarismo, síndrome dos ovários policísticos, hipertensão arterial, história de doença cardiovascular, história de diabetes gestacional, pacientes com pré-diabetes, HDL menor que 35mg/dl ou triglicerídeos maior que 250mg/dl, indivíduos com HIV.

Recomenda-se também realizar triagem para Diabetes Mellitus tipo 2 em crianças a partir dos 10 anos de idade ou a partir do início da puberdade que apresentem sobrepeso ou obesidade associado a pelo menos um fator de risco para diabetes.

Mania de Saúde – Quais os maiores erros cometidos ao longo do tratamento?

Dra. Cristiana Vasconcelos – Um dos maiores erros cometidos pelos pacientes com diabetes é interromper o uso das medicações prescritas quando a glicemia encontra-se dentro da faixa normal, esquecendo que o uso das medicações tem como objetivo justamente manter os níveis de glicemia o mais próximo do normal. Se isso está acontecendo é porque o tratamento está sendo eficaz e não deve ser interrompido.

Outro erro comum entre os pacientes é achar que apenas o açúcar é o vilão, acreditando que basta cortá-lo da dieta para amenizar o problema. Mas não é bem por aí. Além de evitar o açúcar, o paciente ainda deve ter uma dieta equilibrada, com ingestão calórica adequada, evitando o consumo de carnes gordas e embutidos, aumentando o consumo de fibras, com o aumento de grãos integrais, leguminosas, hortaliças e frutas e limitando a ingestão de bebidas e comidas açucaradas e bebidas alcoólicas.

Outro equívoco cometido pelos pacientes com certa frequência é achar que a glicemia está controlada por não estar sentindo nada (falsa sensação de que está tudo bem). Com isso muitos deixam de fazer exames e de retornar à consulta médica. O problema é que o diabetes, na grande maioria dos casos, é uma doença silenciosa. A ausência de sintomas não significa que a glicemia esteja controlada.

Mania de Saúde – Quais os riscos do tratamento inadequado?

Dra. Cristiana Vasconcelos – Os riscos estão relacionados aos níveis consistentemente elevados de glicose no sangue, que podem causar danos, disfunção e falência de vários órgãos, especialmente rins, olhos, nervos, coração e vasos sanguíneos. Em quase todos os países de alta renda, o diabetes é uma das principais causas de doenças cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio e AVC), cegueira, insuficiência renal e amputação de membros inferiores.

Mania de Saúde – Como se prevenir?

Dra. Cristiana Vasconcelos – A melhor forma de prevenir o diabetes mellitus tipo 2 é manter um estilo de vida saudável, um peso adequado, combater o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. E para os pacientes que já possuem o diagnóstico de diabetes, a melhor maneira de prevenir as complicações da doença é através de um controle adequado dos níveis de glicose no sangue, inclusive com medidas da glicemia capilar em casa, mantendo um estilo de vida saudável, controlando outros fatores de risco como hipertensão arterial e os altos níveis de colesterol. Ressaltando a importância um acompanhamento médico regular para atingir as metas do tratamento.