Modelo pedagógico: Você conhece?

Modelo pedagógico: Você conhece?Conhecer o colégio e se identificar com seus valores são formas de colaborar com o aprendizado

Tradicional, construtivista, Waldorf? Você sabe qual é a melhor opção para o aprendizado escolar de seu filho entre as opções que se apresentam? Escolher a primeira escola do filho ou a nova (após um período em outra instituição) requer optar por uma linha pedagógica que definirá a maneira pela qual a criança será ensinada. No Brasil, atualmente, existem diversas abordagens pedagógicas. No entanto, muitas são parecidas em vários aspectos e é comum que apareçam de forma mesclada nas escolas. Conheça algumas:

Tradicional

É a abordagem predominante no país e por isso mesmo a mais conhecida dos pais. Nas escolas tradicionais, o foco está no professor, que detém conhecimentos e repassa ao aluno. O estudante tem metas a cumprir dentro de determinados prazos, que são verificadas por meio de avaliações periódicas. Quem não atinge a nota mínima necessária no conjunto de avaliações ao longo do ano que está cursando é reprovado e tem de refazê-lo. Essas instituições são voltadas para o sucesso do aluno em provas como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o vestibular.

Construtivista

Nas instituições que seguem os princípios construtivistas, o conhecimento é ativamente construído pelo sujeito e não passivamente recebido do professor ou do ambiente. Cada estudante é visto como alguém com um tempo único de aprendizado e o trabalho em grupo é valorizado. Nas escolas construtivistas, são criadas situações em que o estudante é estimulado a pensar e a solucionar problemas propostos. Também há provas e reprovação nessas instituições. As ideias do biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) norteiam as escolas que se denominam construtivistas e por isso é comum que elas se apresentem também como escolas piagetianas.

Waldorf

Na metodologia de ensino Waldorf – desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925) – procura-se equilibrar os aspectos cognitivos (capacidade de aquisição de conhecimento) com o desenvolvimento de habilidades artísticas, musicais, de movimentação e de dramatização. Considera-se cada aluno como um ser único, que é acompanhado de forma próxima. São aplicados testes e provas em algumas matérias, especialmente no ensino médio, e, em alguns casos, nas últimas séries do ensino fundamental. Mas a avaliação do aluno também engloba a execução de trabalhos, o grau de dificuldade que o estudante tem com o assunto, o empenho em aprender e o comportamento. Os pais recebem avaliações trimestrais com a descrição da atitude de seus filhos diante das tarefas solicitadas no período. O professor permanece com a mesma turma por toda uma etapa (por exemplo, os nove anos do ensino fundamental).