Estude com o seu filho

Estude com o seu filho
A hora de fazer a lição deve ser um momento agradável

Pais devem colaborar com o aprendizado das crianças

Ajudar na lição de casa do filho é um desafio constante para você? Pois saiba que esse momento é de extrema importância para as crianças, principalmente por reforçar o conteúdo aprendido na sala de aula.
No entanto, muitos pais e responsáveis têm dificuldades, por diferentes razões, de incentivar o aluno a cumprir com o dever. Falta de rotina, resistência da criança e falta de paciência dos pais são alguns dos comuns obstáculos encontrados na hora de estimular a prática dos estudos de forma proveitosa e agradável. Acompanhar a criança durante as atividades é uma tarefa difícil, mas não impossível. Para facilitar o trabalho, reunimos algumas dicas para ajudar na lição de casa. Comece já!

5 dicas para ajudar na lição de casa

1 Ambiente apropriado para estudar – Para ajudar o filho(a) na lição de casa, um dos primeiros passos é preparar um ambiente adequado para estudar. O ideal é que os pais escolham um local tranquilo, sem barulhos e com pouca ou nenhuma circulação de pessoas. Isso é fundamental para evitar que a criança e/ou adolescente fique distraído na hora da atividade.

2 Momento agradável – Uma das dicas importantes para ajudar na lição de casa é fazer dessa atividade um momento agradável. Nesse caso, pode ser utilizado recursos de entretenimento capazes de favorecer a compreensão do estudante. São exemplos: filmes, séries, jogos educativos, entre outras ferramentas. Uma metodologia divertida e apropriada pode despertar o estímulo para estudar.

3 Não faça atividade no lugar da criança – Ajudar na lição de casa não significa fazer a atividade no lugar da criança. Apesar de parecer óbvio, há quem caia nesse erro por falta de paciência e até em função das inúmeras atividades do dia a dia que precisa dar conta de realizar. Os pais e/ou responsáveis precisam assumir o papel de incentivadores, além de ensinarem e tirarem dúvidas. Fazer a lição no lugar da criança prejudica o aprendizado.

4 Respeite o tempo do estudante — E, por falar em falta de paciência, um dos erros comuns é exercer pressão para que o estudante aprenda de imediato o que é ensinado. Ao ajudar na lição de casa, o orientado é que os responsáveis levem em consideração a individualidade da criança, que pode ter tempo de aprendizado diferente dos demais. Do contrário, isso pode inibir a evolução escolar.

5 Rotina de estudos – Uma das dificuldades de muitos pais é a resistência da criança e/o adolescente de fazer as lições e de tentarem adiar. Criar uma rotina de estudos é uma ação importante para vencer esse impasse. A ideia é fazê-lo entender que a atividade de casa faz parte da rotina e, por isso, não pode deixar para outro dia ou outro momento.

Leia também:

Você conhece o novo Bittencourt?

Cuide bem deles!

A  importância da certificação