Não erre na hora da matrícula!

Não erre na hora da matrícula!Confira algumas dicas antes de definir o colégio dos seus filhos

Com o fim do ano, alguns pais decidem procurar uma nova escola. Outros já começam a considerar as melhores opções para matricular os pequenos no próximo ano. A dúvida é recorrente: como escolher a escola do meu filho? Como saber que é a melhor opção? Em primeiro lugar, deve-se avaliar tanto os valores indispensáveis para a família, quanto o valor financeiro, além de outros aspectos, como distância, trânsito e metodologia, que também pesam na balança. Confira, então, algumas dicas para saber como escolher a escola do seu filho!

  1. Avalie a proposta pedagógica – É a partir desse documento/conduta que você terá a oportunidade de conhecer a linha pedagógica adotada, a didática de ensino e os métodos de avaliação. Um dos elementos principais da proposta pedagógica é a capacidade de valorizar a educação como meio de humanização e interação pessoal.
  2. Espaço físico importa – Criança precisa de espaço para viver com qualidade – não só para brincar na hora do recreio, mas conseguir ter um aprendizado com mais tranquilidade. Por isso, conhecer o local onde o seu filho estudará é muito importante antes de tomar uma decisão. Portanto, procure visitar a escola durante o horário de aulas e avaliar, por exemplo, se há um número muito grande de alunos por sala. Além disso, peça para conhecer o local onde as crianças fazem as refeições, os banheiros, a área de lazer e os espaços alternativos, como quadras esportivas e salas de música e artes.
  3. Atividades extracurriculares – Criança não quer só abrir o livro e estudar – quer diversão, arte e cultura também. Portanto, um espaço de educação completo é aquele que oferece atividades extracurriculares. Além disso, hoje, a maioria dos pais não tem disponibilidade para levar e buscar as crianças em muitas atividades ao longo do dia. No entanto, aulas de arte e esportes e outras atividades extracurriculares, além de proporcionarem um momento de lazer, contribuem bastante com a formação humana e acadêmica dos pequenos.
  4. Qualificação da equipe – É a equipe da escola que passará grande parte do dia cuidando do seu pequeno, logo, é fundamental entender o quanto são capacitados. Para isso, se possível, converse com toda a equipe que será responsável pela educação do seu filho, desde o diretor, passando pelos coordenadores, professores e os monitores. Faça perguntas, tire todas as suas dúvidas e ouça o que os profissionais têm a dizer sobre a escola e os alunos. Dessa forma, você vai entender melhor se a metodologia da escola está em sintonia com a educação que dá ao seu filho em casa.
  5. Avalie a distância – A escola do seu filho deve ser bem localizada, de forma que facilite o trajeto da sua casa até à escola e ao seu trabalho. Verifique possibilidades onde seja possível levar seu filho caminhando ou que não fuja muito do seu trajeto no trânsito diário. Isso irá economizar tempo e irá garantir que os pequenos cheguem à escola e você até o trabalho sem atrasos.