Está na hora de cuidar da saúde!
O Novembro Azul teve origem há quase 20 anos, na Austrália, mas, ainda hoje, um número expressivo de homens continua tendo dificuldade em aderir à campanha. Basta citar que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Além disso, o preconceito e a desinformação ainda estão bastante presentes entre os brasileiros, mesmo com todo o movimento em torno do Novembro Azul, que visa conscientizar a população quanto à prevenção da doença.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, a cada 38 minutos um homem morre devido ao câncer de próstata no Brasil, sendo que 6 em cada 10 podem ter a doença ao ultrapassar os 65 anos. A idade, portanto, é um grande fator de risco, já que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.
Isso mostra que a prevenção é, de fato, o melhor caminho para evitar o câncer de próstata, como alerta, ao Mania de Saúde, o médico oncologista Dr. Pedro Ferraro. Formado pela Faculdade de Medicina de Campos (FMC), com Residência em Clínica Médica pela UERJ e Oncologia Clínica pelo A.C. Camargo, ele integra a equipe da Clínica Santa Maria e explica como lidar com a doença.
Mania de Saúde – A incidência do câncer de próstata vem aumentando?
Dr. Pedro Ferraro – O câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens, acometendo mais os idosos, já que cerca de 3/4 dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. A incidência no Brasil está aumentando, provavelmente devido ao aumento na expectativa de vida, evolução dos métodos diagnósticos (exames) e pelos hábitos de vida da população. Acredito que os homens estejam mais conscientes, porém, infelizmente, ainda existe preconceito. Uma das grandes funções da campanha “Novembro Azul” é conscientizar a população (principalmente masculina) e desmistificar sobre a doença, diagnóstico e tratamento.
Mania de Saúde – Como deve ser a rotina quanto à prevenção? E como identificar os primeiros sintomas?
Dr. Pedro Ferraro – A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem o urologista, a fim de realizar o rastreio anual, que é feito com PSA (exame de sangue) e toque retal. Homens da raça negra ou parentes de primeiro grau (pai ou irmão) com câncer de próstata, deverão iniciar aos 45 anos. Nas fases iniciais, o câncer de próstata não cursa com nenhum sintoma. Porém, na medida em que a doença avança e espalha, pode gerar: dificuldade para urinar, sangramento na urina, dores ósseas, etc.
Mania de Saúde – Como é o tratamento?
Dr. Pedro Ferraro – Existem inúmeras formas de tratar esta doença. O tratamento do câncer evoluiu muito nos últimos anos, principalmente no câncer de próstata. É importante conhecer bem o paciente, suas comorbidades e o câncer em si: saber se está localizado ou se há metástases (espalhou). O tratamento varia desde cirurgia (vídeo, aberta, robô), radioterapia, quimioterapia, injeções e comprimidos. O importante é que cada caso é um caso e o tratamento está cada vez mais personalizado.
Mania de Saúde – Alguma orientação complementar?
Dr. Pedro Ferraro – Atividade física, dieta balanceada e controle do peso são algumas estratégias que reduzem o risco desta doença.