Seu visual nunca mais será o mesmo com a Colorimetria!

Seu visual nunca mais será o mesmo com a Colorimetria!Quem decide mudar a aparência já deve ter percebido que, muitas vezes, fazer um procedimento estético não basta. Para ressaltar a própria beleza e elevar a autoestima é preciso tomar uma série de cuidados que vão muito além do usual. É nessas horas que o visagismo se torna um grande aliado do público, fazendo com que todos consigam se olhar no espelho com maior satisfação.

“O visagismo conseguiu unir a área da saúde, a área de ciências humanas e a arte da estética, com o objetivo de oferecer uma visão ampla sobre o estudo das estruturas (harmonia) e a composição do indivíduo (personalidade, linhas, cores, formas, gestual intuitivo e o estilo)”, afirma a cirurgiã-dentista Dra. Viviane Rocha, especialista em Ortodontia e Dentística, especialista/mestranda em Harmonização Orofacial e Pós-graduanda em Visagismo (MBA). “A aparência e o estilo devem sempre refletir o pensamento, o desejo e os valores de um indivíduo, seu modo de vida, sua personalidade. Sendo assim, ele será único, tendo lapidado e valorizado suas características pessoais”.

Segundo Dra. Viviane, um atendimento do profissional com pós-graduação em Visagismo tem o objetivo de realizar as harmonizações orofaciais de acordo com a individualidade e autenticidade de cada um. “Esse trabalho é desenvolvido para profissionais da estética da aparência, que buscam potencializar ainda mais o conhecimento em harmonização da imagem pessoal, elevando seu trabalho, seu olhar e desenvolvendo projetos e conhecimentos avançados de visagismo para entender as assimetrias, formas, proporções e muito mais. Uma boa análise facial é o segredo para uma Harmonização Orofacial de sucesso! É com ela que teremos uma noção de quais procedimentos e técnicas devem ser utilizados, levando em consideração várias questões”, ressalta.

Entre essas técnicas, está a colorimetria, o estudo científico das cores, que consegue eleger as melhores tonalidades para o paciente ressaltar sua beleza natural. “Podemos, por exemplo, usar a colorimetria para termos uma melhor visão de ângulos de face através de luzes e sombras, subtom e temperatura dessa pele. Com essa visão, podemos fazer um planejamento mais pontual e individual. Através de perguntas estratégicas e testes, é possível conhecer o temperamento de cada indivíduo e atuar nesse planejamento de acordo com cada paciente e suas características psicológicas e físicas”, destaca Dra. Viviane. “Sabemos que o mundo hoje grita por simplicidade e aceitação. Como profissional da autoestima, busco lidar com meu paciente numa visão holística, priorizando a vontade dele juntamente com meu bom senso e entendendo seu biotipo e personalidade. Uso a colorimetria para estabelecer a tonalidade da pele, para buscarmos luz e ajudar a valorizar o trabalho feito em cada face. Portanto, a harmonização orofacial se torna um trabalho humanizado e individual e meu paciente sai conhecendo quais são suas paletas de cores, se conhecendo mais e valorizando seu planejamento facial”.

Seu visual nunca mais será o mesmo com a Colorimetria!De acordo com Dra. Viviane, o menos é mais e a moda é o natural. “O exagero desfigura o indivíduo, tirando dele sua essência. Costumo dizer que devolvo ao paciente o que ele perdeu no processo de envelhecimento, e, aos jovens, harmonizamos o que valoriza suas características mais fortes, aumentando sua autoestima. Por isso, a importância de uma boa anamnese e uma conversa detalhada com o paciente anterior à sua Harmonização Orofacial”.

Por fim, Dra. Viviane Rocha deixa uma mensagem aos colegas de profissão, no mês dedicado à classe. “No Dia do Dentista, aproveito para parabenizar todos os colegas e agradecer ao nosso Conselho por nos dar a oportunidade de estarmos mais íntimos dos pacientes e proporcionar um atendimento de excelência com nossa mais nova Especialização, que é a Harmonização Orofacial. Como dentistas, estamos aptos e temos enorme conhecimento da área de cabeça e pescoço, o que favorece essa atuação”.