Por trás de cada jaleco, de cada prontuário, de cada estetoscópio, reside um sonho. É este sonho que faz milhares de jovens buscarem o curso de medicina a cada ano no Brasil, fazendo dela a área mais demandada do mercado nacional. Tornar-se médico, contudo, não é nada fácil: a medicina é o curso mais concorrido e extenso do país, tendo uma duração de 6 anos, além de incluir mais 2 anos caso o aluno queira se especializar em alguma área. Ou seja: mais do que uma profissão, ela é praticamente uma vocação, exigindo um comprometimento irrestrito por parte do aluno.
Por isso, o Mania de Saúde, que é o primeiro e maior jornal de todo o interior do Estado do Rio de Janeiro especializado em marketing médico, prossegue na tradição de ouvir acadêmicos do curso de medicina para celebrar o Dia do Médico. Sendo assim, fomos até à UniRedentor/Afya, onde colhemos alguns depoimentos para endossar – e ilustrar – todo o empenho inerente à formação médica, que tanta diferença faz para o nosso contexto de saúde e, claro, para a vida da população. Confira!
“Ser médico, para mim, é ter prazer em amenizar a dor do outro, em proporcionar qualidade de vida, ser útil e efetivo à população. Enxergo a medicina como um estilo de vida que nos instiga a nos desafiarmos todos os dias, superando-nos a cada momento. Aprendemos, ensinamos e aprendemos mais ainda quando ensinamos. Poder estimular e ensinar o outro a viver a sua melhor performance me fascina. Aos mestres e aos colegas, deixo a minha admiração e agradecimento pelo exemplo de profissional e ser humano que valoriza o amor e o cuidado ao próximo. Parabéns pelo dia daqueles que escolheram lutar pela vida!”
– Dra. Priscila Lemos
“Ser médico vai além de apenas tratar a enfermidade do paciente, pois o simples ato de ser atencioso e solícito tem um grande impacto positivo na evolução de seu quadro. Ser médico é uma escolha de vida, onde estamos nos doando em prol daqueles que nos procuram em momentos de aflição. A maior homenagem que esses trabalhadores podem receber é o olhar de conforto e agradecimento dos pacientes que estiveram sob seus cuidados, principalmente nos momentos de angústia. A mim cabe apenas admirá-los e cumprir minha parte como profissional desta área, a qual é extremamente essencial para a saúde da população”.
– Dr. Rodrigo Brum Rodrigues
“Ser médico é algo que vai além de tratar uma doença. É fazer que o outro veja que ainda há esperança no mundo, que a fé contribui na cura, que famílias se unem para o bem de seu ente querido, que existem obstáculos que muitas vezes conseguimos vencer, que a ciência não dá resposta para tudo. É ver tristeza no olhar daqueles que perderam seus familiares, é lutar com todas as suas forças para conseguir seu objetivo, é ser empático com o paciente. Com amor e carinho, agradecemos a todos os médicos que cuidam, ensinam e previnem doenças, que deixam seus lares para dedicar sua vida ao próximo”.
– Dr. Allan Yukawa Schwartz