Quando iniciamos em uma profissão, sempre temos alguém que olhamos como exemplo: “É esse tipo de profissional que eu quero ser”. Em nossa cidade, temos uma imagem bem clara disto. Trata-se da médica Dra. Ana Maria Pellegrini, que se tornou um exemplo para diversas profissionais que terminaram o curso de Medicina. Ela conta ao Mania de Saúde um pouco desta história. “Tudo na minha vida aconteceu naturalmente, sem muitos planos profissionais. Desde criança, a única certeza que eu tinha era que deveria ser a melhor e não mais uma no mercado de trabalho na profissão que escolhesse abraçar. A influência para a minha determinação e empenho nos estudos foi a história de vida do meu pai. Quem me conhece bem sabe que meu pai foi a minha grande inspiração. Ele nasceu em uma família pobre e se tornou um empreendedor bem-sucedido. Não planejei fazer medicina nem dermatologia, assim como não planejei ser a maior referência na minha área. Na véspera do vestibular, decidi no impulso fazer medicina em meio a tantas possibilidades e desejos. Hoje, tenho certeza de que seria bem-sucedida em qualquer outra profissão por toda a doação que faço naquilo que escolho. Poderia trabalhar feliz em outras áreas. Sempre fui a número 1 da turma de estudantes desde as primeiras classes e fui a melhor média da FMC (Faculdade de Medicina de Campos) na minha turma de graduação”.
Dra. Ana lembra, ainda, os desafios que se seguiram à formação. “A vontade de oferecer abordagem global na área antienvelhecimento nasceu logo após terminar a faculdade há 33 anos. A minha clínica foi pioneira neste quesito, apresentando equipe multidisciplinar na estética. Tenho absoluta consciência de que sou inspiração para médicas de todo o país, especialmente da nossa região e me orgulho muito da minha história e por poder influenciar tantas pessoas. Fico muito emocionada quando atendo crianças e as mães relatam que elas desejam ser como eu ou quando encontro médicas que dizem que tinham uma grande sonho de me conhecer. Ser inspiração na medicina tem relação com dedicação, boa relação médico-paciente e comunicação. Além de ser pioneira em procedimentos estéticos, também fui pioneira na área de comunicação. Informava sobre o meu trabalho em uma época que ninguém fazia isso na medicina. Abri a porta da minha clínica para praticamente todas as novas dermatologistas que chegavam na cidade e ensinava sobre gestão, marketing e atendimento dermatológico. Felizmente, a maioria que passou pela PELLE mostrou gratidão pelos ensinamentos, mas, como tudo, há exceções. A vaidade patológica faz com que alguns me vejam como a maior concorrente, promovendo atitudes e discursos antiéticos quando na verdade deveriam me ver como uma grande parceira e amiga. O dinamismo é marcante na minha vida desde criança. Sou hiperativa, intensa e não vivo sem desafios. Pretendo continuar sendo inspiração em novos projetos de vida e não me aposentar”.
Conselhos da Dra. Ana!
- Busquem se analisar diariamente, pois não é fácil equilibrar família e profissão, especialmente sendo mulher e desejando sucesso. Sucesso vem de muita abdicação.
- Na medicina, não foque em sucesso financeiro. Foque no propósito de transformar vidas e uma boa gestão financeira para haver uma curva de crescimento natural. O sucesso na vida financeira vem como consequência. Infelizmente, o que mais observamos hoje é uma nova geração de médicos focados em fama e salários de muitos dígitos. Medicina não é comércio, apesar de vendermos serviços. Precisamos trabalhar com uma medicina baseada em evidências.
- Todas as pessoas podem empreender! O empreendedorismo é uma habilidade, que pode ser aprendida e desenvolvida por qualquer pessoa. O que diferencia uma pessoa não empreendedora de uma pessoa empreendedora são a motivação e a iniciativa. É preciso ter iniciativa para tomar decisões e colocar suas ideias em prática. Porém não é obrigatório ser empreendedor. Você pode ser feliz sem isso.
- Tanto homens quanto mulheres estão capacitados para exercer a liderança e agregar valor às organizações. Ambos têm sua contribuição a dar para o mercado e um ao outro, para que se tornem líderes melhores. Há uma quebra de paradigma ao constatarmos que as empresas estão em busca de estratégias que deem respostas aos anseios de um mercado cada vez mais competitivo ao buscar nas mulheres seu novo perfil de liderança.
- Uso diariamente minhas redes sociais. A comunicação é fundamental para atingir o público de interesse e demonstrar conhecimento e uma boa reputação.
- Iniciar uma carreira médica se tornou muito mais fácil nos dias de hoje. Existem vários cursos de gestão de carreiras. Eu mesma tenho uma mentoria para médicos na área de gestão, marketing e procedimentos minimamente invasivos. Não desanimem com os obstáculos. Todos que enfrentei me tornaram uma fortaleza.