Tingir o cabelo requer cuidados muito específicos
Uma mudança de visual é sempre bem-vinda e faz bem para a nossa autoestima. Muitas vezes, é o gatilho que falta para uma mudança de comportamento em nossa vida, nos mais variados aspectos. Mas é preciso cautela quando se decide, por exemplo, por mudar a cor dos cabelos. Procurar um profissional competente e usar os produtos certos podem ser a diferença entre o sucesso e um desastre visual. As tinturas podem ser aliadas ou inimigas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as tinturas podem ser divididas entre permanentes, semipermanentes e temporárias. A seguir, explicamos as diferenças:
Tinturas permanentes: são soluções à base de amônia e água oxigenada que dependem de uma reação de oxidação para chegar ao resultado final desejado. Este tipo de produto penetra no fio do cabelo e acaba mudando a cor de maneira permanente. É o tipo de tintura mais indicado aos cabelos brancos e grisalhos, pois o pigmento é permanente e não sai com as lavagens. A desvantagem do produto é deixar os fios mais ásperos e secos.
Tinturas semipermanentes: também chamadas de tonalizantes, são pigmentos que tingem os fios por até doze lavagens. Usa-se apenas para escurecer os fios, nunca clarear. Aplicadas nos fios úmidos, penetram apenas na camada externa dos fios. Não possuem amônia.
Tinturas temporárias: não penetram em nenhuma camada do fio e geralmente duram apenas uma lavagem. Normalmente são utilizadas por adolescentes e jovens, que aplicam cores extravagantes nos fios, sem o intuito de modificar o tom natural dos fios. A tinta temporária mais conhecida é a henna, um corante alaranjado, aplicado sob a forma de emplastro de pó e água quente. As tinturas temporárias, em geral, causam menos reações alérgicas ou dermatites de contato. São de fácil aplicação e não agridem o cabelo.
Descolorantes: a função desses produtos é retirar a melanina do fio, parcial ou integralmente. É o que ocorre em procedimentos como luzes, reflexos ou mechas. O produto dissolve a melanina do fio e clareia o pelo, de acordo com o tempo de aplicação. É importante destacar que, em todos os casos, é fundamental conhecer os componentes do produto e fazer alguns testes aplicando uma pequena quantidade sobre a pele, de forma a evitar reações alérgicas. Em caso de alergia, suspenda o uso imediatamente.