A terapia que pode mudar sua vida!

A terapia que pode mudar sua vida!
Dalma Gerusa Pereira Menezes e Dr. Rafael Chácar

Quando a professora Dalma Gerusa Pereira Menezes deu o primeiro passo em um lance de escadas, logo viu que o percurso não seria fácil. O cansaço e a fadiga pareciam de outro mundo. Mas não poderia ser diferente: pouco tempo antes, ela havia se submetido a uma cirurgia cardíaca de alta complexidade, que fez a professora entrar em um estado de grande debilidade, após sofrer múltiplas complicações. O que Dalma não imaginava era que, dali a um ano, ela estaria em cima de uma esteira, totalmente ativa e saudável. O motivo? A reabilitação cardíaca, que transformou por completo a vida da professora e impressionou todos a sua volta.

O médico cardiologista Dr. Rafael Chácar, especialista em Ergometria e Reabilitação Cardíaca, foi um deles. “A tia Dalma, como a gente carinhosamente chama, veio encaminhada após uma cirurgia de alta complexidade. Ela nasceu com uma cardiopatia congênita, operou na infância, mas, há pouco tempo, precisou reoperar. Foi uma cirurgia grande, tensa, cheia de complicações, a ponto de, posteriormente, ela precisar de um marca-passo cardíaco. Então, quando recebi o encaminhamento dela, confesso que me perguntei o que poderia fazer para ajudá-la, já que a literatura sobre reabilitação cardíaca ainda tem poucos dados quanto à cardiopatia congênita, que é uma condição muito específica dentro da especialidade. Sem dizer que ela chegou para mim muito frágil. Não conseguia subir as escadas sem parar para descansar. Mas hoje é surpreendente ver como ela está bem, sempre ativa, disposta, querendo até que outras pessoas façam atividade física”, conta o médico. “Dona Dalma foi uma das nossas primeiras pacientes aqui nesse novo projeto de reabilitação cardíaca, na FisioClínica Health, sempre tratada com muito carinho e dedicação, tanto por parte do Vitor, quanto do Diego, fisioterapeutas reabilitadores que ficam na sala de reabilitação conosco. Ela abraçou a ideia, não desistiu em nenhum momento e hoje, com certeza, serve de inspiração para muitos outros pacientes”.

Dona Dalma, por sua vez, ressalta como a reabilitação cardíaca transformou a sua vida. “Sou professora, sempre fui ativa, sempre trabalhei, mas não fazia atividade física em si. Nasci com um problema cardíaco, operei na infância e, anos depois, foi preciso fazer um novo procedimento. Em uma consulta de revisão, a médica recomendou que eu fizesse reabilitação cardíaca no hospital onde operei, no Rio de Janeiro. Mas ficaria inviável para mim. Até que a minha cardiologista, Dra. Mirelle Defanti, me encaminhou ao Dr. Rafael. Fiz a consulta com ele, realizei os testes e iniciei a reabilitação cardíaca”, revela a professora. “No começo, senti um pouco de medo, até porque estava bem debilitada ainda, bem fraca, mas, aos pouquinhos, a gente vai fazendo, vai tomando confiança e, se eu não tivesse começado a reabilitação cardíaca, ainda estaria no caminho da debilidade. Isso mudou minha vida, a minha família tem gostado bastante, todos percebem como melhorei. Dr. Rafael é muito preparado, assim como o Diego e todos os profissionais de educação física, que formam uma equipe nota 10. A reabilitação cardíaca é, de fato, transformadora. Só quando a gente faz é que vê a diferença”.