Quem duvidava do uso da tecnologia na área da educação precisou rever seus conceitos durante a pandemia da Covid-19, não é mesmo? Afinal, instituições do mundo inteiro precisaram adotar o ensino remoto para prosseguir com o calendário escolar, a fim de que o distanciamento social não prejudicasse ainda mais o aprendizado dos alunos.
Em nossa região, quem deu um grande exemplo nesse sentido foi o Colégio Centro de Estudos, que intensificou o uso da tecnologia e obteve excelentes resultados. Tanto que, até hoje, a escola colhe bons frutos ao unir tecnologia e educação, beneficiando diretamente o processo de aprendizagem. Quem nos fala sobre isso é a coordenadora pedagógica Heidy Fernandes, que explica como tem sido esse processo na atualidade.
Mania de Saúde – O uso da tecnologia já vinha sendo uma constante no meio educacional e, com a pandemia, foi elevado a um outro patamar. Como esse trabalho vem sendo conduzido hoje?
Heidy Fernandes – O uso das tecnologias era uma prática comum entre alguns professores do Colégio Centro de Estudos. Na pandemia, a experiência destes professores se estendeu para os demais e vários softwares educacionais foram utilizados dentro e fora do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem – utilizado pela escola.
O uso dos softwares e aplicativos nas aulas potencializou o ensino com suas ludicidades, proporcionando um maior interesse do aluno na sistematização dos conteúdos. Roletas virtuais, quizz, mapas interativos, passeios virtuais, uso de QR Code para visualização de vídeos complementares durante as atividades de casa, enquetes nas redes sociais e tantos outros recursos foram oferecidos aos alunos, trazendo ainda mais significado para a aprendizagem proposta pelo material didático.
Após o período de aulas síncronas e assíncronas durante a pandemia, o uso desses recursos tecnológicos ainda permeia a sala de aula, e a utilização dos equipamentos adquiridos pela escola continua ativo. A troca entre os professores nas experiências do uso dos softwares educativos, assim como a motivação por parte da Coordenação Pedagógica, viabilizam a continuidade de tais práticas, assim como a constante busca por novos recursos tecnológicos na prática docente.
A escola visa ampliar esses recursos e investir ainda mais em metodologias ativas. Atualmente, adquiriu dois recursos tecnológicos de ponta e inovadores no mercado educacional: a Estação Anatômica com Tela Touch e a Estação Topográfica Interativa.
Mania de Saúde – Quais os benefícios? Como muda a relação com os alunos?
Heidy Fernandes – O uso da tecnologia aproxima cada vez mais a relação do professor com o aluno. Nossas crianças são nativos digitais! Falar em tecnologia é falar a linguagem do nosso público, é trazer os conteúdos programáticos para a linguagem deles, é trazer significado para a aprendizagem da sala de aula! Quando um recurso tecnológico é utilizado na aula, a motivação do aluno é maior, é mais latente, o envolvimento na proposta da aula é maior, unânime.
Mania de Saúde – Os pais têm sentido a diferença?
Heidy Fernandes – Os pais acompanharam a progressão do uso das tecnologias no ambiente escolar e nas atividades de casa. Um exemplo claro dessa mudança foi o portfólio do aluno, antes enviado aos pais, no formato impresso; hoje, o mesmo é enviado em um arquivo digital para as famílias.