Andréa Muniz
“Liderança não é uma questão de posição e sim de posicionamento.” – Eduardo Colamego
Na minha experiência enquanto gestora do Mania de Saúde, atendendo aos mais diversos médicos em nossa cidade, tenho percebido como a visão deles sobre o uso das redes sociais em alguns momentos parece conflituosa, por verem o Instagram ou o Facebook como algo fútil ou meramente para uso pessoal. Mas é incrível notar, por outro lado, como os médicos que já perceberam o grande potencial mercadológico dessas ferramentas têm feito um excelente uso delas para reforçar sua autoridade e, também, conquistar maior audiência. Do ponto de vista do marketing, o posicionamento de uma marca (nome) é o modo como esta é vista pelo consumidor, também em comparação às outras marcas. Para que a marca/nome assuma um bom posicionamento de mercado, por norma, é necessário uma estratégia de marketing que seja eficaz, atingindo com êxito o público-alvo.
Esse mês vou falar especialmente para a classe médica, pois o Mania, como especialista em marketing médico há 31 anos no mercado, sendo o primeiro e maior jornal de todo o interior do Estado do Rio de Janeiro na área, vem colaborar com os profissionais que entendem a necessidade de um bom plano de marketing.
A nossa Agência Mania Digital, além de gerenciamento de redes sociais e projetos de marketing, é produtora de conteúdo, papelaria, brindes e logomarcas para os profissionais da saúde.
E, voltando ao posicionamento, é preciso entender a necessidade de um plano de marketing eficiente e dinâmico. Um plano de marketing serve para que o médico gestor tenha uma visão estratégica do negócio e de sua carreira e possa atingir seus objetivos com maior controle e previsibilidade.
Por meio desse guia, é possível definir o que será feito, como essas ações vão ser implementadas, em quais canais, gastando quanto e de que maneira os resultados serão medidos.
Esse é o propósito geral de qualquer plano de marketing.
No entanto, a partir dessa premissa básica, é possível traçar outros alvos conforme a realidade de cada profissional. Uma clínica que está abrindo suas portas ou um médico que está abrindo um consultório, primeiramente, vai querer captar leads e clientes. Em um segundo momento, vai desejar criar um relacionamento com eles e buscar algum tipo de fidelização.
Por outro lado, um profissional que já está consolidado pode almejar um reposicionamento no mercado e uma maior humanização da marca/nome, por exemplo.
Entendemos, então, que o objetivo específico de um plano de marketing pode mudar de médico para médico, e o mais importante: ele não deve ser protocolar ou estático.
Ele precisa ser colocado em prática e ser revisado constantemente para constatar se continua seguindo o seu propósito ou se alterações devem ser feitas.
Podemos dar como excelente exemplo de plano de marketing o da médica dermatologista Dra. Ana Maria, que está em todos os canais de comunicação e consegue, em cada um deles, ter uma linguagem específica. Nas fotos ao lado você pode conferir os diferentes tipos de marketing: Propaganda, Marketing de Conteúdo, Prova Social, Site e as queridinhas Redes Sociais.
E você, MÉDICO(A), o que gostaria de saber sobre marketing especializado? Mande sua sugestão, utilizando o QRCode ao lado.