Gestante pode viajar de avião? Entenda agora

Gestante pode viajar de avião? Entenda agora
A médica dermatologista Dra. Juliana Mata viajou durante a gestação e conta sua experiência

A gravidez gera muitas dúvidas nas mulheres sobre a possibilidade de viajar. Afinal, são alguns mitos e polêmicas que cercam o tema, como os riscos para a futura mamãe e para o bebê. Mas, então, será que a grávida pode viajar de avião? Para tranquilizar as gestantes, esclarecemos o assunto.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, a resposta é sim, mas, em primeiro lugar, a gestante deve consultar seu médico e a empresa aérea. É importante aguardar a avaliação do obstetra sobre as condições de saúde da mulher. Isso porque a grávida que apresenta complicações, como diabetes, pressão alta, anemia falciforme, sangramento vaginal, entre outras, pode ter a viagem contraindicada. Vale saber também as reações adversas que podem ocorrer durante o voo. Além disso, se você for ao exterior, converse com seu médico sobre orientações específicas. Inclusive, dependendo do destino, você pode ter que tomar alguma vacina.

A médica dermatologista Dra. Juliana Mata viajou durante a gestação e conta sua experiênciaQuem conta a sua experiência como gestante (e médica) viajando é a dermatologista da Clínica Pelle, Dra. Juliana Mata. “Fazer uma viagem internacional ou para um lugar distante da cidade de origem durante a gestação requer bastante atenção e cuidado. Antes de tudo, deve ser conversado com o médico obstetra e confirmar que a gestação não apresenta riscos que devem ser considerados. O destino da viagem deve ser escolhido com atenção também, levando em consideração mudanças de temperaturas, voos longos, estrutura hospitalar do local escolhido e se há uma boa cobertura de seguro viagem. Nos casos de voos longos e internacionais é importante evitar ficar muitas horas sentada e pouca ingestão de água. Uso de meia compressiva também é interessante e devem ser prescritas por um médico angiologista. Durante a viagem deve-se respeitar o limite da gestante ao andar durante os passeios e escolher alimentos leves e nutritivos. A pele logo sente as mudanças de temperaturas, o hidratante corporal e labial devem estar sempre acompanhando a futura mamãe, assim como uma garrafinha de água para garantir uma hidratação completa. Levei comigo durante os passeios um snack, garrafinha de água, miniatura de hidratante corporal, labial e outro para as mãos. Algumas pausas durante as caminhadas foram fundamentais para recarregar as energias e descansar um pouco. Outra dica importante é priorizar o conforto, roupas adequadas para o clima do local e um calçado confortável. Viajar durante a gestação foi uma experiência incrível e, tomando os cuidados necessários, garanti dias inesquecíveis e minimizei possíveis riscos”.