ADEUS, SEDENTARISMO!

ADEUS, SEDENTARISMO!

Fuja do sedentarismo: Reabilitação cardíaca chega à FisioClínica

Você já passou por algum problema cardíaco e ficou com medo de fazer uma atividade física? Sente vontade de livrar-se do sedentarismo, mas não sabe por onde começar? Teve alguma complicação pós-Covid-19 e ainda não se imagina tendo a mesma rotina de antes? Se sim, a FisioClínica Health tem uma importante solução para você. Isso porque ela inaugurou recentemente a sua Sala de Performance, voltada para a reabilitação cardíaca, sendo mais um serviço pioneiro da FisioClínica Health, que há quase 10 anos se porta como um verdadeiro Centro Integrado de Fisioterapia, aprimorando a qualidade de vida de pessoas de toda a região.

A gestora da clínica, Dra. Júlia Neves, ressalta a importância do serviço para a cidade. “A ideia de montar a sala de reabilitação cardíaca veio da necessidade de termos um serviço dessa natureza em nossa região, porque nós somos a única clínica que tem uma reabilitação cardíaca em todo o interior do Rio de Janeiro. Esse serviço só existia nas grandes capitais, o que trazia muito prejuízo para a população. Afinal, muitas pessoas saem de problemas cardíacos, fazem cirurgias e precisam iniciar uma atividade física imediatamente, mas se sentem inseguras para isso. Agora, no entanto, elas podem contar com um serviço altamente estruturado para prestar esse atendimento com excelência, sob acompanhamento do médico cardiologista e do profissional de educação física, que darão todo o suporte necessário ao paciente”, diz Dra. Júlia. “A Sala de Performance veio para atender qualquer pessoa que precisa melhorar o condicionamento físico e deseja fazer isso com qualidade e segurança”.

Médico cardiologista responsável pelo serviço e especialista em Ergometria e Reabilitação Cardíaca, Dr. Rafael Chácar explica o diferencial desse trabalho. “O sedentarismo é um mal que urge ser combatido. Segundo as diretrizes mais recentes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, por exemplo, o sedentarismo é um dos dez principais fatores para a mortalidade global, causando cerca de 3,2 milhões de óbitos por ano. Diante de um dado tão alarmante, a reabilitação cardíaca se mostra ainda mais necessária, já que é voltada para pacientes diabéticos, obesos e cardiopatas que, por sentirem medo de iniciar uma atividade física, acabam não se exercitando. Mas o serviço de reabilitação cardíaca surge exatamente para solucionar esse problema, já que o paciente será monitorado o tempo inteiro. A Sala de Performance foi estruturada para essa finalidade, contando com aparelhos específicos para monitorar o paciente que apresenta alguma comorbidade, a fim de garantir segurança na realização do exercício. Isso não significa que outros tipos de pacientes não possam utilizá-lo. Pelo contrário: o serviço abrange diferentes tipos de público, como aqueles indivíduos que não possuem alguma doença, mas querem iniciar uma rotina de atividade física ou apenas melhorar sua performance. Nesse retorno pós-Covid-19, por exemplo, ele é fundamental, garantindo melhor qualidade de vida para todos”.

Doutor em Ciências Nutricionais pela UFRJ, com vasta experiência técnica e docente, Dr. Anderson Pontes Morales é o profissional de Educação Física responsável pela coordenação da Sala de Performance e frisa a excelência do serviço. “A importância da Sala de Performance é dar autonomia ao paciente, com total segurança ao realizar o exercício físico, porque a gente monitora os parâmetros fisiológicos dele desde antes de a sessão começar, durante a sessão e após ela ser concluída. Nós observamos esses parâmetros não apenas ali, durante os exercícios, mas também a médio e longo prazo, analisando a melhora do paciente e fazendo os ajustes de carga, intensidade e volume do exercício, para que ele possa ter ainda mais segurança nesse processo”, ressalta Dr. Anderson. “A sala conta com total atendimento se houver alguma intercorrência, pois a gente tem vários equipamentos para oferecer esse suporte, além do atendimento médico para o paciente, que o tempo todo está sendo supervisionado. Essa é a diferença de uma sala de musculação comum para uma sala de reabilitação cardíaca, que tem a presença de um educador físico, junto com o médico, além de vários equipamentos para monitorar os parâmetros fisiológicos do paciente, a fim de que ele obtenha uma melhor performance”.

O serviço de reabilitação cardíaca, como se vê, surgiu para realmente transformar a vida do público, como frisa Dra. Júlia. “A Sala de Performance é a finalização de um trabalho que a gente já vem fazendo há muitos anos: o de reabilitar as pessoas. Nosso lema é ajudar o paciente a viver sem limites. A gente entende que o exercício é vital para todo mundo e a sala de reabilitação cardíaca vem exatamente para oferecer isso: qualquer pessoa pode – e deve – fazer uma atividade física”.