Há não muito tempo, um chihuahua enlouqueceu internautas do mundo inteiro ao aparecer, no YouTube, praticando Yoga com seu dono, fazendo as mesmas posições que ele, como se fosse inteiramente normal ver um cachorro realizando aqueles movimentos. Foi assim que nasceu o canal Nic and Pancho, onde o cãozinho interagia com seu responsável nas mais diferentes situações, popularizando ainda mais a raça perante o público.
Mas, além do entretenimento, a relação do dono com o seu cachorro serviu também para evidenciar aquela que é uma das principais características do chihuahua: a facilidade de se relacionar com adultos, fazendo dele uma excelente opção para quem deseja a companhia de um cãozinho adorável e carinhoso, como afirma, ao Mania de Saúde, a médica veterinária Dra. Lina Goulart, da Procamp.
“Devido ao seu tamanho, o chihuahua é uma das menores raças que existem e eles sempre foram muito populares. É clássica, por exemplo, uma cena do filme ‘As Patricinhas de Beverly Hills’, onde a personagem carregava um chihuahua dentro da bolsa, demonstrando como ele está sempre junto com seu dono. Afinal, tem muitas pessoas que carregam o cachorro no colo ou em bolsa para tudo quanto é lado. Trata-se, portanto, de um cão bem dócil, que gosta de companhia e de estar sempre junto com o dono. Isso é uma das características mais marcantes do chihuahua”, disse Dra. Lina, lembrando que a raça costuma preferir a companhia de adultos, o que não impede o cãozinho de gostar de crianças se for acostumado desde filhote, mas tendo sempre a supervisão dos adultos na hora das brincadeiras.
Mas quais as outras características que devem ser observadas na hora de adquirir um cão dessa raça? Dra. Lina responde. “O chihuahua é um cão muito pequeno. Então, ele vai ter a maturidade sexual mais cedo. Mas é preciso ter cuidado com isso, porque eles podem entrar no cio e cruzar muito novos. Outra peculiaridade é a boca muito pequenininha, tornando-os suscetíveis a problemas dentários advindos disso e também do olhinho ser bem para fora. E, por ter essa boca muito pequenininha, ele precisa de um alimento com grão condizente. No caso, é a ração X-Small, extremamente pequena, para que eles possam aprender e mastigar direitinho”.
O esquema de vacinação, segundo a médica veterinária, é o mesmo de outros filhotes, podendo começar de 30 a 45 dias e fazer o esquema de vacinação de 21/21 dias ou 30/30 dias. “E, claro, as vacinas anuais, de tosse dos canis, que é a gripe, a de giárdia e também a vacinação contra raiva a partir dos quatro meses. Isso é o básico. Em áreas que apresentam casos de leishmaniose, é preciso fazer teste e vacina de leishmaniose todo ano”, explicou.
Mas os cuidados não se restringem à saúde: é importante preparar também o ambiente para o chihuahua. “Em casa, o mais importante é você apostar em itens de segurança. Por ele ser muito pequeno, sobretudo o filhote, é importante ter um cercadinho, colocar uma rede, não ter lugares vazados, pois eles podem passar direto em qualquer buraquinho e você perder seu filhotinho. É preciso preparar bem o ambiente e reforçar a segurança para recebê-lo”.
Um dos comentários mais recorrentes quanto à raça são aqueles chihuahua que latem de forma excessiva. Mas, segundo Dra. Lina, isso depende da criação. “Eles vocalizam muito, mas isso pode ser facilmente controlado por meio da interação com brinquedos, sendo que, hoje em dia, existe até a Dog TV, que exibe diversos cães em momentos recreativos, prendendo a atenção do animal. Pode-se usar também brinquedos interativos, como aquelas bolinhas com furinhos, por onde vai caindo a própria ração. Se você passar muito tempo fora, existe o alimentador automático, onde você deixa a quantidade necessária para abrir nos horários certos. Mas a interação com o responsável é que faz com que esse cachorro fique bem mais sociável e brincalhão”, diz a médica veterinária. “Isso a gente tem que ensinar desde novinho, não só para chihuahua, mas para todas as raças. Os ensinamentos que eles aprendem quando novinhos, levam para a vida inteira”. Tendo diferentes cores de pelagem e podendo ser de pelo curto ou pelo longo, o chihuahua, diferente dos outros cães, não toma tantos banhos. No calor, é preconizado um banho de 15 em 15 dias e, no inverno, só um banho mensal. São muito fáceis de manter a higiene e não precisam de atividades físicas, além de ficarem bem em espaços pequenos. São inteligentes e bem apegados ao dono, sendo uma ótima opção para quem deseja um cachorrinho de estimação.