AU PAIR – Um intercâmbio com inúmeras possibilidades!

Bianca Terra – Formada em Turismo,
ex-intercambista e Graduanda em Pedagogia
Flavia Terra – Formada em Comunicação Social com
habilitação em Relações Públicas e Graduanda em Pedagogia

Recentemente, a indústria cinematográfica recolocou a palavra “Intercâmbio” nas “rodinhas” de jovens que pensam em construir sua vida no exterior. “Diários de um Intercâmbio” é o nome do filme produzido pela Netflix, que conta a história de duas brasileiras, interpretadas por Larissa Manoela e Thati Lopes. As duas amigas bem insatisfeitas com a vida no Brasil, decidem ir para os EUA como Au Pairs. Lá elas trabalham bastante, fazem novas amizades, passam por muitas aventuras e vivem momentos inesquecíveis. O resultado do filme é obviamente exagerado, claro, com algumas situações bem diferentes da realidade das “Au Pairs da vida real”, mas ainda assim, a ideia das duas personagens é bastante real.
Dentre diversos programas que existem no mercado do Intercâmbio um deles é o Au Pair, que falaremos nesta edição. Nesse programa, o público-alvo não é tão limitado, e embora não tenha como nível de exigência estudantes universitários (o grau de escolaridade exigido é Ensino Médio completo), acaba atraindo esse púbico como, estudantes de enfermagem, psicologia, pedagogia…, mas tendo idade entre 18 e 26 anos e cumprindo alguns pré-requisitos já poderá participar. Na grande maioria são meninas (sempre solteiras e sem filhos), que tenham conhecimento do inglês intermediário (com boa comunicação e conversação), carteira de habilitação válida e definitiva, prática comprovada em lidar com crianças e disponibilidade para ficar no mínimo 1 ano morando nos EUA. Sendo essas duas últimas bastante óbvias, afinal de contas a principal tarefa de um Au Pair é cuidar das crianças da família anfitriã americana, acompanhando toda rotina delas desde a rotina escolar, alimentar, atividades extras curriculares, entretenimento, cuidados do dia a dia… Isso tudo variando um pouco de acordo com a rotina familiar de cada um, e regras preestabelecidas pelas famílias.
Por pelo menos 1 ano, a Au Pair será parte integrante de uma família americana, se dedicando ao trabalho por até 40hs/semanais, com, pelo menos, um final de semana por mês de descanso. E caso a Au Pair ainda assim pense que não teve tempo suficiente para conhecer os pontos turísticos do país, há ainda duas semanas de férias remuneradas durante a estadia com a família. Ou, para quem preferir, poderá viajar após a despedida dos anfitriões, tendo ainda mais 30 dias para ficar legalmente na Terra do Tio Sam. Mas ainda tem mais. Como esse programa é incrível, caso haja interesse, a Au Pair poderá ter a duração do programa estendida por mais 6, 9 ou até outros 12 meses. E uma coisa é certa, existem poucas formas nas quais a vida nos EUA pode ser experimentada de uma forma semelhante, intensa e com um custo-benefício tão maravilhoso. O investimento é sem dúvidas o melhor de todos os que envolvem o tema Intercâmbio, pois além de cobrir o custo da viagem, passagem aérea e o suporte contínuo da Travelmate e demais fornecedores envolvidos durante todo o processo da viagem, a Au Pair, ao ser contratada, estará recebendo uma quantia semanal quando estiver trabalhando que fica em torno de USD 200, além de hospedagem e alimentação “gratuitas” (em troca do trabalho também), e um benefício de US$500, para estudar durante esse ano vivendo em território americano.
O destino para um dos 50 estados americanos é determinado por um processo seletivo minucioso, no qual a candidata a Au Pair faz toda sua aplicação de documentos comprobatórios referentes aos pré-requisitos mínimos, monta carta de apresentação sobre si mesma para as famílias, monta álbum de fotos… Deixando assim o seu “portfólio” online para que os potenciais anfitriões entrem em contato e solicitem uma conversa através de encontros online.
Todo esse processo será acompanhado pela agência, Travelmate Campos, que irá supervisionar e orientar as candidatas a todo momento, desde a inscrição no programa até o finalzinho do programa quando a Au Pair retorna ao Brasil. Com certeza, será uma experiência que fará com que você se sinta como nos filmes, mas de maneira muito mais real e marcante. Afinal de contas, a vivência de um Intercâmbio “É pra Vida Toda!”.


Bruna Fadul, Au Pair EUA 2018 à 2020

O programa de Au Pair foi a oportunidade mais desafiadora e incrível da minha vida. Fazer as malas, se mudar para outro país e viver em uma nova cultura não é uma decisão fácil, mas traz como recompensa muita experiência de vida, crescimento pessoal, e principalmente, grandes oportunidades como estudo, trabalho e viagens, durante e após o programa. Depois de 3 anos morando fora e com o programa finalizado, eu ainda moro nos EUA e colho os frutos de toda experiência e aprendizado que tive durante o Au Pair.”

Bruna Fadul, Au Pair EUA 2018 à 2020

Alice Souza, Au Pair EUA 2022, pronta para embarcar

Meu processo de ser Au Pair tem sido uma experiência incrível e intensa, de bastante aprendizado antes mesmo de embarcar, então mal posso esperar para começar em breve essa nova etapa da minha vida e todas as surpresas que ela guarda!”

Alice Souza, Au Pair EUA 2022, pronta para embarcar.