Devido às festas de fim de ano e ao turismo nas praias, o verão é uma época que transforma em muito os nossos hábitos alimentares, exigindo um cuidado maior em relação à saúde bucal. Até porque o ato de escovar os dentes jamais deve se limitar apenas às principais refeições do dia, como ressalta o cirurgião-dentista com Mestrado em Ortodontia, Dr. Thiago Barros. Ele elencou, para a nossa reportagem, 10 dicas essenciais para quem deseja passar um verão tranquilo e sem riscos à saúde bucal, demonstrando como gestos simples podem prevenir um grande número de problemas.
1 – Fique atento aos alimentos açucarados. “Nesse período, muitas pessoas acabam saindo da dieta e ingerindo alimentos mais energéticos, com maior potencial de formação de placa bacteriana, causadora da cárie e da doença periodontal (inflamação da gengiva). O açúcar fica na boca e serve de alimento à bactéria, trazendo todos esses problemas. É preciso, então, se atentar para esses produtos e, claro, escovar os dentes com frequência”.
2 – Depois de consumir alimentos escuros, como o açaí, faça bochecho com água. “Essa dica vale para muitos alimentos, mas especialmente o açaí. Primeiro que, misturado com guaraná, ele vira uma bomba calórica, tendo a presença do açúcar, além do corante roxo, que mancha o esmalte do dente. Qual a dica? Após comer o açaí, faça um bochecho com água. Isso ajuda a minimizar o efeito do produto sobre o dente. Assim que possível, faça a escovação e passe o fio dental. Lembrando que quem está fazendo clareamento dentário precisa evitar o açaí para não prejudicar o processo de clareamento”.
3 – Após a ingestão de cítricos, nunca escove os dentes imediatamente. “Suco de laranja, de limão, caipirinhas e refrigerantes são algumas bebidas muito consumidas no verão. Mas tudo que é cítrico diminui muito o pH da boca. Ela fica mais ácida e isso acelera a desmineralização do esmalte dentário. Daí vem a escova de dente e contribui ainda mais para o problema. Não é recomendado, portanto, escovar os dentes logo após a ingestão de cítricos. Antes, deve-se neutralizar esse pH, fazendo um bochecho com água. Depois de algum tempo, aí sim você vai escovar os dentes para remover os resíduos ali circulantes”.
4 – Cuidado com o sorvete. “Existe uma diferença entre o coeficiente do dente e o coeficiente dos materiais restauradores. Então, no caso de quem tem restaurações, quando você esfria demais o dente, ele contrai de maneira distinta do material ali utilizado. Isso pode gerar alguma desadaptação e trazer problemas. Sendo assim, é importante evitar o contato direto do dente com o alimento muito gelado, seja sorvete ou picolé”.
5 – Não exagere no consumo de álcool. “A bebida alcoólica possui uma série de fatores, mas o principal deles é o aparecimento de lesões cancerígenas ou pré-cancerígenas em caso de uso crônico. O dentista fará o diagnóstico logo no começo. Outro problema comum é a desidratação dos tecidos. Então, a pessoa está na praia, sob um sol muito quente, ingere álcool em excesso e elimina água por conta disso, podendo sofrer uma desidratação”.
6 – Leve sempre um kit de higiene bucal. “Como é uma época em que a gente viaja para as praias, é bom levar um kit de higiene bucal, com escova de dente, pasta de dente e fio dental. Está na rua? Vá ao banheiro do restaurante e faça a escovação. Não precisa ter vergonha disso. É bom valorizar a necessidade de escovar os dentes para evitar problemas”.
7 – Cuidado com a correria das crianças. “É uma época em que os traumatismos acontecem. Então, é importante os pais observarem mais os filhos, para eles não escorregarem em piso molhado, não bater o dente em borda de piscina, entre outros acidentes possíveis de serem evitados. Em caso de emergência, busque logo o auxílio profissional”.
8 – Cuidado com o herpes. “O herpes é uma doença que acaba voltando nessa época para quem tem o vírus no organismo. O excesso de calor faz com que ele se manifeste. Então, faça uso do protetor labial e do chapéu, para evitar a incidência direta do sol sobre os lábios”.
9 – Hidrate-se. “A saliva tem o efeito de regulação do pH e também o efeito de limpeza. Ela fica circulando pela boca e, junto com a língua e com a ação dos lábios, vai auxiliando na limpeza dos dentes e removendo a placa. Mas isso exige uma qualidade e uma quantidade suficiente de saliva. Para isso a gente precisa beber mais água”.
10 – Não perca o aparelho ortodôntico na praia. “Muitas vezes, a criança está com o aparelho na boca e, ao se banhar, o aparelho some na água. Então, ao ir à praia, guarde o aparelho na caixinha. Faça o mesmo antes de comer. Acontece muito de o usuário tirar o aparelho removível ou alinhador, colocar em um guardanapo e acabar jogando fora sem querer. Não saia de casa sem a caixinha do aparelho. Junto com o kit de higienização bucal, leve-o junto com você para, assim, não correr o risco de perdê-lo, garantindo um passeio mais tranquilo”.