Foi-se o tempo em que uma escola se restringia a transmitir conhecimentos. Hoje, mais do que nunca, ela deve estar atenta a muitas outras habilidades e competências, a fim de que o processo de aprendizagem seja mais completo. Uma das ferramentas utilizadas para atingir esse objetivo é a realização de projetos, que conseguem engajar as crianças para promover um aprendizado mais dinâmico e assertivo.
Para abordar o assunto, o Mania de Saúde ouviu Heidy Fernandes, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) do Colégio Centro de Estudos – Sistema PH de Ensino, que destacou como esse trabalho tem sido feito junto aos alunos. “Um dos projetos mais marcantes no nosso segmento se deu no retorno das aulas presenciais, no sistema híbrido. Foi um grande desafio para os nossos pequenos entenderem que a escola, antes um ambiente acolhedor, com muita liberdade e espaço para correr e brincar, se tornou um ambiente movido a regras e cuidados, onde os abraços e toques foram substituídos por sorrisos escondidos pelas máscaras, e o pátio não tinha a mesma funcionalidade de antes e com vários jogos restritos devido ao protocolo de segurança. Neste momento, o Ensino Fundamental – Anos Iniciais se organizou em um projeto de retomada das aulas presenciais, onde os educadores, junto à profissional de saúde contratada pela escola, Gisele Azevedo, realizaram uma campanha de conscientização e de humanização das ações diante das novas regras de convivência, ainda em tempos de pandemia”, afirma Heidy.
Ela aponta os trabalhos que se destacaram nesse contexto. “Os demais projetos propostos pela escola, como ‘Do meu dinheiro cuido eu!’ (Educação Financeira), ‘Meu mundinho verde e azul!’ (Meio ambiente e sustentabilidade), entre outros, foram sendo desenvolvidos através de atividades lúdicas e experiências, executadas com muito zelo e de forma individualizada, com cuidados redobrados na higienização de materiais e utensílios”, disse a coordenadora. “Na semana da criança, realizamos uma linda programação para os nossos alunos no mesmo nível de diversão e atividades diferenciadas de sempre, mas dessa vez, realizadas com grupos menores de alunos por atividades, respeitando o distanciamento estabelecido pelo decreto municipal e seguindo todos os protocolos, principalmente nos momentos da alimentação. Seguimos trabalhando os projetos planejados para o ano letivo de 2021, os adaptando a cada realidade durante a pandemia”.
Heidy conta, também, como os projetos têm beneficiado os alunos, indo muito além da mera absorção de conhecimento. “Trabalhar projetos é desenvolver o conhecimento aliado a valores e reflexões. Muito mais que aprender a temática, as propostas os levam a utilizar todo o conhecimento em sua vivência, desenvolvendo reflexões levadas para o âmbito familiar, fazendo a diferença na sociedade, os tornando cidadãos pensantes e atuantes”, destaca a coordenadora. “Os projetos da Educação SocioEmocional, por exemplo, foram grandes aliados no desenvolvimento emocional dos nossos alunos pós-confinamento em função da pandemia. Partilhar os sentimentos e gerenciar suas emoções foram tão importantes quanto aprender os novos conteúdos curriculares propostos”.
Por fim, Heidy analisa a importância desse processo de retomada das atividades educacionais, que foi tão ansiada pela classe em geral. “Voltar a rotina das aulas, mesmo que adaptadas em alguns aspectos, é muito importante! O mesmo vale para a realização dos projetos nesse novo momento educacional. É na infância que começamos a desenvolver o nosso senso crítico e de responsabilidade social. Replanejar e repensar o futuro, desenvolver ações para melhoria da nossa qualidade de vida e formar cidadãos atuantes e formadores de opinião na sociedade sempre foram os pilares dos projetos desenvolvidos no Colégio Centro de Estudos – Sistema PH de Ensino”.