Você quer ser um nutricionista?

A Nutrição é uma profissão repleta de possibilidades de mercado e ainda em expansão. Dá a oportunidade de trabalhar não apenas como profissional autônomo, mas também como parte de uma organização, atuando nas áreas de educação, pesquisa e gestão. Os nutricionistas também são fundamentais em centros de saúde, hospitais, clínicas, restaurantes, indústria e outros campos.
É o que afirma o professor e coordenador de Nutrição da UniRedentor/Afya, Vagner Simonin. “A procura pela qualidade de vida e uma alimentação mais adequada e próxima à realidade do cliente vêm aumentando cada vez mais a demanda por nutricionistas no mercado de trabalho. A área de nutrição clínica e esportiva está em ascensão, porém áreas como nutrição na saúde da mulher e nutrição em geriatria e gerontologia vêm se destacando cada dia mais. O atendimento nutricional também vem se modernizando, com abordagens menos restritivas e muito mais acolhedoras ao paciente, tirando o mesmo da posição de aprendiz para protagonista do processo. Por esse motivo, a procura na área de consultório tem aumentado, pois, hoje, fazer dieta é se habituar e conviver com o alimento de uma forma saudável, sem restrições absurdas e sem culpa. As áreas de saúde coletiva, educação e alimentação institucional também estão em alta, dando ao nutricionista mais opções de trabalho. Vale ressaltar que a legislação vigente para rotulagem de alimentos irá mudar, nesse caso, a demanda por consultoria nessa área irá aumentar exponencialmente”.
Vagner ainda fala sobre os cuidados com as “dicas” que proliferam nas redes sociais. “Esse é um assunto delicado. Dicas todo mundo pode dar, mas depende de como essas dicas são dadas. A prescrição dietética, por lei, é exclusiva do nutricionista. Logo, se alguém faz esse trabalho está exercendo de forma ilegal a profissão, podendo ainda levar problemas ao seu ‘cliente/seguidor’. O grande problema das ‘dicas’ das redes sociais é que são colocadas como resolução milagrosa de um problema que, na maioria das vezes, é individual. Então, trocando em miúdos, o estilo de vida ‘saudável’ de uma pessoa não pode servir como espelho para uma outra pessoa, isso pode causar problemas de saúde física e psicológica, que podem ser irreversíveis. Uma dica, ao compartilhar sua rotina, é analisar a responsabilidade que você tem em influenciar pessoas, pois a população é muito heterogênea e muitas vezes vive uma rotina muito diferente da sua. Metas inatingíveis geralmente causam frustrações e transtornos alimentares e emocionais”.
O professor aborda também o curso de nutrição da UniRedentor/Afya. “O curso de nutrição da UniRedentor/Afya é um curso vitorioso. No nosso currículo temos notas altas nas avaliações do MEC, ganhando o título de melhor curso da região em 3 avaliações consecutivas. Além de estar no pódio das melhores instituições privadas do Rio e o melhor centro universitário. Além disso, temos a preocupação de alocar professores nas disciplinas relacionadas a sua área de atuação/especialização, garantindo assim ao aluno o aprendizado pleno. Estamos também motivados em relação ao prédio novo, uma vez que ganharemos laboratórios novos e modernos, que irão garantir ao curso um elevado nível de aprendizado aos alunos. Para 2022 esperamos elevar ainda mais o patamar do curso de nutrição da UniRedentor/Afya”.

A cada dia vêm aumentando a demanda por nutricionistas no mercado de trabalho
O professor e coordenador de Nutrição da UniRedentor/Afya, Vagner Simonin