Homógrafos

A Professora Karla Barcelos tem 27 anos de experiência
na área, tendo trabalhado em diversos cursos e
desenvolvido o KeyWay Cursos.

A professora é conveniada do Núcleo de Apoio e Promoção do Bem-Estar (NAPBEM), do Instituto Federal Fluminense (IFF)
Karla Barcelos

HomógrafosHomógrafos são palavras que têm grafia idêntica e sentidos diferentes. Um exemplo: ‘manga’. Em Inglês, também temos palavras desse tipo, que na maioria das vezes causam um grande desconforto para quem estuda o idioma. Escolhi duas destas palavras para falar de uma frase que li recentemente e que me impactou, não pessoalmente, mas de imediato me remeteu ao que vejo com os resultados de meus alunos. A frase: “Sabe o que está atrás do medo? Tudo que você deseja”, autor desconhecido. Antes de falar sobre essas palavras, vou contextualizar com um caso real.
Um de meus alunos viajou para os EUA para fazer seu pós-doutorado. Quando iniciou suas aulas, há dois anos, ele tinha medo de errar, não fazia uma frase com a mesma segurança que tinha quando lia um artigo científico, havia um medo ainda anterior, o medo do próprio Inglês, e só quando se deu conta que para fazer o que desejava deveria finalmente encarar esse fantasma que o acompanhou em sua carreira acadêmica. Posso até ver muitos dos leitores dessa coluna se identificando ao ler esse parágrafo.
Bem, a palavra LIVE é o verbo viver, mas ela tem uma homógrafa, a palavra LIVE, que significa VIVO. Percebam que as palavras, aparentemente, são as mesmas, e isso é mais comum em nossas vidas do que parece. Nem sempre enxergamos o que algo significa, pois esse algo parece ser outra coisa. Pense! Você está VIVO, mas seus medos te permitem VIVER?
Consegue ver a diferença? É simples. Pergunte-se por que não faz Inglês, por exemplo. É falta de tempo, dinheiro, vontade (LIVE) ou é medo (LIVE)? O que você NÃO está fazendo pode ser apenas uma leitura errada da vida ou de você mesmo. O que meu aluno fez foi tomar a decisão de ler certo, fico feliz que tenha dado tempo para ele, nem todos tomam essa decisão e, quando percebem, já não dá mais para ler com clareza. E você, como está lendo? LIVE ou LIVE?