No dia 22, comemora-se o dia do músico. Mas você sabia que, além de uma profissão e um hobby, a música também pode ser terapia? É o que nos revela a professora de música e musicoterapeuta, Thássia Nunes, que conta sua experiência pessoal. “O estalo para a profissão começou quando percebi a relação da minha avó (que estava diagnosticada com Alzheimer) com a música. As outras memórias já haviam desaparecido, menos a memória musical. Ela podia estar nervosa, agitada ou até mesmo triste, mas, se colocasse música, a expressão era outra. Ela lembrava da letra, da dança e ficava de uma outra forma. Esse pequeno contato dela com a música era suficiente para ocorrer uma mudança comportamental. Com isso comecei a pesquisar estudos sobre a forma terapêutica da música e me deparei com essa formação”. Confira a entrevista!
Mania de Saúde – O que é exatamente a musicoterapia?
Thássia Nunes – De forma objetiva, a Musicoterapia é o uso da música e dos elementos que a envolvem, tais como: som, timbre, ritmo, melodia, dentre outros, por um profissional, com uma pessoa ou com um grupo. Com a finalidade de promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão e outros objetivos terapêuticos, atendendo às necessidades de cada indivíduo. Essas necessidades podem ser físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. Eu acredito que nas canções estão embutidas muito mais do que notas musicais e letras. Nelas são contidas emoções e memórias, que podem ser revividas sempre que acionadas. A música utilizada como ferramenta de tratamento provoca alguns efeitos no nosso organismo, tais como: efeitos fisiológicos, efeitos bioquímicos, respostas musculares e motoras, respostas cerebrais, efeitos psicológicos, efeitos sociais e efeitos espirituais. Então, pode-se dizer que a Musicoterapia é uma intervenção terapêutica que utiliza a música como ferramenta principal.
Mania de Saúde – Ela é indicada para qualquer criança?
Thássia Nunes – A Musicoterapia é uma intervenção que pode ser aplicada a diversos públicos englobando todas as faixas etárias. Dentre as possíveis faixas etárias de intervenção está a infância, período fortemente caracterizado pelo brincar e pela presença do lúdico em boa parte do dia a dia. A música deve estar presente na educação infantil como uma ferramenta que ajuda a desenvolver potencialidades, de uma maneira prazerosa, como uma brincadeira divertida. Geralmente é brincando que as crianças aprendem, assimilam e memorizam muitas informações, bem como desenvolvem suas habilidades. O valor terapêutico do brincar pode ser demonstrado pelos benefícios proporcionados às crianças que se encontram em situação de ansiedade, medo, principalmente quando associadas a doenças como a distração do medo, preocupação e estresse, dentre outras patologias. As atividades mais utilizadas em musicoterapia incluem cantar, tocar instrumentos musicais, compor, improvisar com a voz ou com instrumentos, ouvir música e realizar jogos musicais.
Mania de Saúde – Quais os benefícios para a criança?
Thássia Nunes – O ensino da música não está ligado somente ao aprendizado de instrumentos ou de repetições de canções, o grande desafio da música na educação infantil é que ela venha a colaborar com o desenvolvimento da criança, fazendo com que essa não seja apenas uma prática descontextualizada, mas um complemento, um meio para o melhor entendimento e trabalho de muitas atividades realizadas na educação infantil. Então, além de desenvolver a sensibilidade musical, pode ajudar no desenvolvimento de outras potencialidades da criança. Entre as principais problemáticas atendidas em musicoterapia estão a necessidade de organização e estabelecimento de limites; o desenvolvimento de habilidades perceptivas e cognitivas; o estímulo de habilidades sensório-motoras; o aumento da atenção e da orientação; a diminuição da dor em pacientes hospitalares. Além do uso da música como forma de intervenção na saúde, a musicoterapia vem sendo também aplicada na área da educação, na medida em que oferece elementos do cotidiano da criança, jogos e brincadeiras, com a finalidade de auxílio na aprendizagem.