A área de análises clínicas é, sem dúvidas, uma das que mais crescem na atualidade. Mas não poderia ser diferente. Afinal, segundo um estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), 70% das decisões médicas se baseiam em exames laboratoriais, que produzem informações importantes para prognóstico, diagnóstico, prevenção e estabelecimento de riscos referentes às mais variadas doenças. Não é à toa, portanto, que os laboratórios vêm investindo cada vez mais em tecnologia para garantir uma maior efetividade e precisão nos seus resultados. Mas como o público que necessita desse tipo de serviço pode certificar a qualidade de cada exame e do próprio laboratório?
Para responder a esta pergunta, o LABMED – Laboratório Médico buscou uma agência certificadora para conferir a qualidade dos seus exames, e foi acreditada por ela, sendo o único laboratório da região Norte/Noroeste Fluminense e Região dos Lagos a possuir o certificado de acreditação PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos – SBPC/ML). Este selo é reconhecido internacionalmente pela ISQua (The International Society for Quality in Health Care) e é coordenado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), chancelada pela Associação Médica Brasileira (AMB).
As conquistas, no entanto, não param por aí. Isso porque o LABMED recebeu também, junto ao Hospital Unimed Campos, a acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação), que tem por objetivo promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde.
O médico patologista e Diretor-Geral do LABMED, Dr. João Tadeu Damian Souto, falou ao Mania de Saúde sobre esse processo. “Primeiro devemos entender o que é acreditação. Trata-se de um processo de avaliação externa e periódica da estrutura, processos e resultados de uma empresa, organização ou instituição em relação a padrões ou requisitos de qualidade aceitos no Brasil e em outros países, que têm como objetivo a melhoria contínua da qualidade dos serviços oferecidos”, afirma o médico. “No nosso caso, estávamos há algum tempo buscando uma forma de certificar a qualidade dos nossos exames laboratoriais e, agora, conseguimos, através da acreditação PALC e da acreditação ONA, junto com o hospital da Unimed. Neste caso, quem está sendo acreditado é o hospital, porém, como fazemos parte dele, somos acreditados também, porque somos fiscalizados, junto com todos os nossos processos dentro do laboratório. Então, é uma alegria enorme ter a acreditação do PALC com chancela da AMB, bem como esse outro da ONA, aprimorando, em muito, o nosso trabalho”.
Mas, após cumprir todas as etapas inerentes ao processo de acreditação, o que muda na empresa? “No nosso caso, mudou o nosso relacionamento com os colaboradores, sobretudo pelo compromisso e pela obrigação de não sermos um grupo, mas sim um time. Até porque todos foram auditados. Com isso, os colaboradores passam a entender, de fato, a importância da qualidade”, diz Dr. João Tadeu. “Essa é a grande importância da acreditação, que cria uma série de mecanismos para minimizar erros e aprimorar todos os processos no laboratório”.
A farmacêutica e bioquímica Dra. Patricia Oliver Fiuza, gestora da qualidade do LABMED, explica como a acreditação beneficia o público. “Estamos falando de processos que vão cercar todos os procedimentos laboratoriais com o intuito de reduzir o máximo de erro possível no laboratório, assegurando que o exame final saia com qualidade. O selo, então, dá segurança ao médico. Com isso, ele entende que aquele laboratório tem um padrão de qualidade nos seus exames. Mais qualidade, melhor atendimento, melhor satisfação”.