Ela decidiu vencer e você?

A cirurgiã-dentista Dra. Lussara Manhães

A odontologia brasileira já foi apontada como uma das mais avançadas no mundo. Basta dizer, por exemplo, que o Brasil lidera há tempos o ranking de países com o maior número de dentistas em atividade, devolvendo o sorriso a inúmeras pessoas e melhorando a saúde do público em geral.

Trata-se, portanto, de uma profissão nobre, que precisa ser celebrada neste 25 de outubro, Dia do Dentista. A data é um convite, também, à reflexão, diante dos inúmeros desafios vividos pelos profissionais da área. Para abordar o tema, o Mania de Saúde ouviu a cirurgiã-dentista Dra. Lussara Manhães, que possui uma longa experiência na odontologia, tanto pela carreira no serviço público e privado, quanto pela trajetória no ensino. Com Mestrado e Doutorado em Dentística (Estética) pela USP, ela conta como enxerga a atuação do dentista nos dias de hoje. “Trata-se de uma profissão desafiadora, porque é difícil ser um bom dentista, mas é muito gratificante, porque a gente restaura a vida das pessoas. Você transforma a vida do paciente cuidando do sorriso dele, aprimorando a estética, melhorando a mastigação, entre outros benefícios. Por isso é uma profissão importantíssima e que deve ser celebrada”.

Dra. Lussara opina, também, sobre as dificuldades vivenciadas por muitos profissionais da odontologia. “Mesmo com a relevância dessa atuação, o dentista não se sente muito valorizado. Porque é uma profissão braçal, cansativa, em que a própria postura de trabalho é ruim. Isso faz com que muitos desanimem. Mas, na minha experiência, descobri que existem formas de você trabalhar menos e ganhar mais. Como? Se capacitando muito”, explica Dra. Lussara. “Quando a pessoa aprende a fazer coisas específicas, o valor agregado do serviço dela aumenta. Sendo que o público, ao ver esse trabalho, irá procurar aquele profissional. Esse é o segredo: se capacitar tanto, a ponto de os clientes te procurarem, aceitando pagar o que você pede. Com isso, você vai fazer um serviço mais especializado, com menos sobrecarga de trabalho, proporcionando assim uma gestão do seu tempo”, afirma.

Para isso, segundo a dentista, é necessário o poder de decisão, que serve também para uma realidade enfrentada por diversos profissionais e que também já fez parte da vida de Dra. Lussara. “No início como dentista, eu também sonhava em ter um emprego público. Mas a verdade é que é extremamente limitante. A pessoa fica ali e não evolui nada, não aprende nada novo, para ganhar aquele salário por mês, quando poderia estar aprendendo muito e ganhando mais”, ressalta ela. “Da mesma forma, vejo muitos dentistas escravos de consultório. Eles ganham bem, mas passam o dia inteiro atuando, sem tempo para se aprimorar ou fazer outras coisas. Por isso é importante gerir o seu tempo e mensurar a relação entre esforço e resultado. É o que diz a matemática da produtividade: fazer pouco esforço e ter o máximo de resultado”.

Dra. Lussara fala, também, sobre a relevância do ensino, que ampliou seu horizonte profissional. “Aprender e compartilhar conhecimento foi o que mudou minha visão em relação à profissão. Ser dentista não é só ficar sentado ali na cadeira. Há também o lado do ensino. Logo aprendi que quem gera conhecimento, aprende duas vezes, além de tornar-se referência para outras pessoas”, conta a dentista, que além de ter lecionado na Faculdade de Odontologia de Campos (FOC) e em cursos de pós-graduação na ABO Campos, passou a ministrar cursos livres, que já contabilizaram cerca de 500 alunos. O espaço aberto por ela para essa finalidade é o LM Training Studio. “Para fazer isso, tive que me especializar muito. Essa é a dica que eu dou aos dentistas. Primeiro deve-se eleger uma especialidade e estudar muito. Com isso, o valor do seu trabalho será compatível com o que você oferece”, alerta Dra. Lussara, deixando uma mensagem de motivação aos profissionais. “Quero falar aos dentistas que se sentem aprisionados em algum emprego ou situação limitante, que tomem coragem, arregacem as mangas e decidam triunfar. Que aprendam mais, adquiram cada vez mais habilidades para crescer profissionalmente e comecem a ter mais prazer na profissão, voltando a se apaixonar pela odontologia, que é uma profissão maravilhosa, basta descobrir a sua paixão”.