Nesta edição, vamos falar um pouco sobre pneus de motos, veículo muito usado em nossa região, tanto para transporte diário quanto para viagens a lazer, mas que ganhou um reforço nesta pandemia, com o atendimento delivery. O motociclismo é uma paixão e tem um laço muito forte com a nossa região. Tanto que temos vários motoclubes atuantes. Inclusive, em nossa cidade, há o mais antigo da América Latina, fundado em 1932.
Conversamos com o empresário Wanderson Peixoto, proprietário da 900 HP, representante Michelin na região. Ele explica como escolher o pneu ideal para cada veículo. “Os pneus de motocicleta são feitos com o uso de uma mistura de borracha especial, alguns deles com 2 compostos diferentes, sendo um na banda de rodagem e outro nas laterais, para uma melhor performance em curvas. Para um melhor aproveitamento e rendimento da vida útil dos pneus para sua moto você deve levar em consideração alguns detalhes na hora da compra, como o modelo de sua moto, a sua utilização (dia a dia, trilha, estrada, autódromo). Desempenho ou economia? Se sua condução for mais esportiva, procure performance. Se sua pilotagem for mais tranquila, priorize a durabilidade. Seguindo sempre as dimensões indicadas pelo fabricante do veículo, a sua moto veio de fábrica com o pneu escolhido por engenheiros especializados, que desenvolveram a ciclística considerando essa dimensão. E ainda, use sempre pneus compatíveis na dianteira e traseira. O uso de marcas ou modelos diferentes pode tornar sua moto instável e comprometer a ciclística se o par não for feito para os pneus trabalharem juntos. Evite o uso de pneus de modelos diferentes na mesma moto”.
Outra dúvida frequente é: quando devo trocar os pneus da moto? Wanderson esclarece. “Quando o pneu está furado, quando estiver próximo do TWI (Tread Worn Indicator – Indicador de Desgaste). Meça a profundidade do sulco, a partir da banda de rodagem até o fundo do sulco, na posição do ressalto do TWI. Essa dimensão deve estar acima de 0,8 mm e, se a medição for menor do que isso, o pneu está desgastado e a troca deve ser imediata. O desgaste excessivo em apenas um local da banda de rodagem e lonas à mostra são outras indicações de pneu desgastado e que requer troca. E, claro, quando estiver usando pneus inadequados para seu uso. Muito cuidado após a troca. Pneus novos só atingem a performance esperada depois de rodar uma distância de 150 km aproximadamente. O cuidado nas curvas, frenagens e em aceleração deve ser redobrado nesse período. Evite acelerações e frenagens fortes, além de curvas rápidas nesse período de amaciamento dos pneus. Nas redes sociais, podemos ver vários vídeos de tombos logo após a troca. A banda de rodagem vem com uma camada de desmoldante, que é usado no processo de fabricação para extração do molde e essa camada deve ser desgastada antes que o pneu ofereça o resultado esperado em termos de tração e aderência. A 900HP Michelin oferece uma linha completa de pneus testados e aprovados para deslocamento diário, off-road, competição, motos clássicas, touring, todos adequados às suas necessidades. Nosso objetivo é oferecer a você pneus duráveis e que são capazes de ir a qualquer lugar com o mais alto nível de conforto e total segurança. Venha tomar um café conosco e aproveite para conhecer toda a linha de pneus de motos em nossa loja na Av. 28 de março, Turf. Nossos telefones: (22) 3033-0900 e (22) 999773900”.
COMO CUIDAR DOS PNEUS DE MOTO?
- Mantenha a calibragem correta.
- Estacione em locais planos e não pontiagudos sempre que possível.
- Troque os pneus sempre em lojas habilitadas, com equipamentos corretos, para evitar danos aos pneus e aros.
- Faça sempre o balanceamento.
- Nunca passe produtos para o pneu ficar “pretinho”, grande risco de queda ao escorrer o produto para a banda de rodagem.