(*) Professora Karla Barcelos

Um jovem peixinho nadava pelo mar, quando encontrou um peixe mais velho, conhecido de seu pai, e este, depois de cumprimentá-lo, pergunta: “Como está seu pai? E como está a água hoje?”. O jovem peixe respondeu com surpresa: “O que é água?”. Esta curta narrativa que usa alegorias para transmitir uma mensagem, também conhecida como parábola, traz uma reflexão importante: a de que, estando tão imersos em algo, não enxergamos estas coisas.
Uma coisa que chamou minha atenção, para além da mensagem, foram os personagens, especificamente o peixe mais velho, que consegue enxergar a água mesmo estando dentro dela. Como ele conseguiu chegar a esse patamar de percepção? A resposta mais óbvia seria: “ele já viveu muito e se tornou um sábio”. Esse pensamento não me convenceu e mais uma vez, como sempre, pensei nos meus alunos.
Eu prefiro acreditar que o peixe se aventurou a emergir até a superfície, em algum momento da sua vida, e lá chegando, ele viu que havia vida para além do mar. Ao ver os pássaros voando, ele sentiu-se assustado, mas viu o céu, que parecia tão grande quanto o mar. Imergiu com medo. Subiu novamente, era um peixe corajoso. Por várias vezes voltou para observar, chegando à conclusão de que ele deveria descer e contar suas experiências e sobre o seu temor, de como ele o limitava, mas que, por outro lado, sua coragem e ousadia o libertou e trouxe conhecimento.
Cada aluno meu que começa ou volta para o Inglês é um peixe, e não tem a ver com a idade, mas com a coragem de sair da água, enfrentar suas limitações e principalmente se abrirem para novas possibilidades, a água que os cercava não os impediu de nadar mais alto e mais longe. E você, já pensou no oceano que você está imerso? Já pensou em conhecer outros mares e tentar novos oceanos? Eles existem, basta querer conhecer mais, e tornar-se como o peixe da história, um “SMART FISH”.