Que os homens andam mais vaidosos, isso nós já sabemos há algum tempo. Com isso, os cuidados com o visual também se intensificaram, principalmente para quem usa barba. Nossa reportagem foi até a Rockabilly Barbearia e conversou com o barbeiro e sócio-proprietário, Kevinho Cabral. Começamos nosso papo perguntando se a barba voltou à moda.
“Voltou sim e com força total. Outro dia, estava assistindo uma novela de época com a minha avó e vi que antigamente a barba era muito usada, principalmente pela realeza. No final dos anos 90 e começo dos anos 2000, ela se tornou um pouco fora de moda. Era considerado como falta de higiene, inclusive na televisão os repórteres não podiam usar. Mas, recentemente, tivemos o William Bonner aparecendo de barba no Jornal Nacional, causando uma enorme repercussão. Acho que foi um sinal importante para mostrar que uma barba bem cuidada pode ser elegante e é possível ter higiene com ela. Cada dia que passa a vaidade do homem aumenta e isso começa desde cedo. Os adolescentes já querem produtos para estimular o crescimento da barba. Eu costumo dizer que a barba se tornou a maquiagem do homem, para deixá-lo mais bonito. Além disso, o salão de barbearia se tornou para o homem como o salão de beleza é para a mulher, um espaço onde ele vem para, além de cuidar do visual, relaxar, bater papo com os amigos. Aqui a gente vê o encontro de pessoas que não costumam estar juntas no dia a dia. Tem uma sinuca, um som maneiro, o cliente pode tomar sua cerveja, um café. A nossa proposta desde o início foi essa: ser um ambiente atrativo para o homem, com um serviço de qualidade”, afirma.
Kevinho prossegue falando sobre o uso correto de produtos nos fios. “Existem várias linhas de produtos para a barba, como shampoo, condicionador, balm, óleo para hidratar. Isso varia de acordo com a pele do cliente, pois existem peles mais ressecadas, mais oleosas, e isso se reflete nos fios também. A barba acumula muita sujeira do dia a dia. Se bem que hoje, como estamos utilizando as máscaras, isso camufla um pouco. Mas, no final do dia, quando você vai lavar a barba, sente ela pesada. Atualmente, temos produtos que criam uma proteção, para não acumular tanta sujeira. O balm, além de hidratar a barba, faz o mesmo com a pele, principalmente na região do pescoço, que por fazer muitas vezes pode acabar sendo agredida, causando foliculites. Após fazer a barba, você usa um pós-barba e o balm para hidratar a pele e os fios. E tem outros produtos, como o modelador para aquela barba mais comprida, ou uma pomada para fazer o bigodinho que a gente chama de mustache. O ideal é que se converse com o barbeiro para saber o produto certo para o seu tipo de pele e barba. A gente também recomenda que o homem faça contato com o seu dermatologista para saber se ele pode utilizar, pois temos cautela com relação à saúde do cliente. A linha Sobrebarba é uma das referências no país e pode ser encontrada aqui, assim como outras marcas. A gente pesquisa bastante, para oferecer sempre produtos de qualidade”.
Mas e quando começam a surgir os primeiros fios brancos na barba? A primeira recomendação de Kevinho é não tentar tingir em casa. “A indicação é procurar um profissional para fazer, até mesmo para saber qual produto utilizar. Indicamos também que não se pinte a barba inteira, indo diretamente nos fios brancos, o que chamamos de camuflagem. Nunca é tarde para cuidar da barba. Se você quer começar a tratar dela com um profissional, sempre é tempo”.