As olheiras são alterações na pele que ocorrem ao redor dos olhos. Estas podem ser escurecimentos da região, com pigmentação marrom ou arroxeada, sendo esta de origem vascular. Outro aspecto é o afundamento da região, ocasionado pelo processo do envelhecimento, associado a bolsas e flacidez de pele. Para falar mais sobre o assunto, fomos até a Clínica Pelle e conversamos com a médica dermatologista Dra. Priscila Dutra. Segundo ela, as causas das olheiras são multifatoriais e, portanto, a genética influencia bastante, assim como os cuidados diários com a área dos olhos desde jovem. “Os hábitos de vida, algumas patologias que acometem a área, como alergias, rinites etc., podem piorar ou acelerar o surgimento”, diz a médica. Confira!
Mania de Saúde – É verdade que o sono influencia no surgimento das olheiras?
Dra. Priscila Dutra – Uma noite de sono perdida ou mal dormida pode, sim, influenciar no surgimento, manutenção ou piora das olheiras. Isso ocorre pois, com a privação do sono, mantemos a vigília, os olhos abertos, e isso estimula a dilatação dos vasos sanguíneos das pálpebras, levando ao arroteamento da área.
Mania de Saúde – Como a dermatologia pode ajudar a quem sente incômodo com as olheiras?
Dra. Priscila Dutra – Eu gosto de dizer que precisamos ter uma cultura de prevenção. Ir ao dermatologista desde mais jovem influencia positivamente em tudo, desde as primeiras orientações, quando as olheiras não existem ainda, mas a mãe ou irmão, ou alguém da família, já as têm, ou ainda aos primeiros sinais de surgimentos das incômodas olheiras. Os cuidados com ativos que ajudam na hidratação das pálpebras, anti-agings, assim como clareadores e ácidos próprios para a região são muito bem indicados por mim no consultório desde os primeiros sinais do surgimento das olheiras. E aqui eu gosto de ressaltar que esses cuidados devem entrar na rotina da pessoa, são contínuos, acompanhando nosso envelhecimento.
Mania de Saúde – Hoje temos muitas “receitas milagrosas” na internet prometendo acabar com esse problema. Por que pode ser perigoso tentar algo por conta própria?
Dra. Priscila Dutra – Fazer receitas caseiras para usar na área das olheiras pode ser perigoso, pois é uma área bem próxima à mucosa dos olhos, podendo levar a irritações, inflamações e até mesmo queimadura da região. Em outros casos, elas podem não ser efetivas, e a pessoa gasta um tempo na rotina dela que não estará sendo bem aproveitado. Hoje, uma das reclamações que eu mais escuto do paciente é que ele não tem tempo para passar muita coisa na pele. Então, acredito que uma escolha bem indicada pela dermatologista, de acordo com as individualidades de cada um, é mais eficiente. Os tratamentos para olheiras precisam ser associados: cremes na rotina diária, peelings no consultório médico, e associar a tecnologias, como lasers, microagulhamento com infusão de medicamento, ultrassom microfocado, colocação de fios de PDO e preenchimento com ácido hialurônico. Para um clareamento da área, os peelings e microagulhamento são excelentes opções. Para uma olheira mais profunda, o tratamento indicado é com preenchimento do local com ácido hialurônico. O tratamento com ultrassom microfocado e fios de PDO são excelentes para flacidez das pálpebras e estímulo do colágeno na região, que evidenciam a olheira no processo natural do envelhecimento.
Mania de Saúde – Uma vez tratadas, elas podem retornar? O que fazer para evitar?
Dra. Priscila Dutra – Fazer tratamento de manutenção constantemente. Como eu falei no início, os cuidados com a área dos olhos devem ser contínuos, acompanhando o processo do envelhecimento. Não podemos tratar pontualmente causas de olheiras que vão continuar influenciando na sua manutenção, como a genética, as doenças crônicas, o próprio envelhecimento, pois após a suspensão do tratamento elas retornarão. Acho fundamental adquirir uma rotina básica de cuidados diários em casa, com o uso de cremes e protetor solar nas pálpebras. Associado a isso, devemos melhorar a qualidade do sono, mudar alguns hábitos de vida que possam ajudar a melhorar a saúde como um todo. Isso, de forma leve e gradual, se tornará um hábito e será prazeroso.