Para muitas pessoas, o dia 30 de setembro parece ser só mais uma data no calendário. Mas, para um determinado público, ele é motivo de celebração. Estamos falando do Dia da Secretária, que desde 1977 é comemorado em todo o país como forma de homenagear as mais diversas profissionais da área, dando destaque à importância do seu trabalho para o bom funcionamento das empresas, independente do segmento em que atuam.
A efeméride, contudo, remonta ao ano de 1850, quando nasceu Lilian Sholes. Ela era filha de Christopher Sholes, inventor da máquina de escrever, vindo a se tornar a primeira mulher a usar o novo e revolucionário equipamento em público. Já em 1950, quando Lilian completou 100 anos, diversas empresas criaram um concurso para escolher a melhor datilógrafa, que fez sucesso e passou a ser realizado anualmente. Como muitas das participantes eram secretárias, o dia 30 de setembro passou a ser popularmente conhecido como o “Dia da Secretária”, tradição que foi se espalhando ano a ano.
Mas a verdade é que a máquina de escrever já se tornou obsoleta, assim como a figura das antigas secretárias. Hoje em dia, elas se tornaram muito mais dinâmicas e proativas, adquirindo uma série muito maior de habilidades para dar conta de todas as tarefas inerentes ao moderno mercado de trabalho. Na área da saúde, isso é ainda mais patente, pela forma como elas são a ponte direta entre o público e o profissional médico, exigindo um apuro maior ao realizar seu ofício.
É o que vemos, por exemplo, na Clínica Pelle. Por lá, são diversas profissionais capacitadas, sempre em busca do melhor ao cliente. É o caso de Leandra Carvalho, uma das secretárias que há mais tempo está na função. Ela conta como essa experiência somou em sua trajetória profissional. “Acredito que aqui, na clínica, o que mais agregou aos conhecimentos já adquiridos foi a entrega do melhor na jornada do paciente. Dra. Ana Maria Pellegrini se preocupa muito com o resultado e, por isso, é importante que você agregue desde a entrada do paciente até o final do atendimento, buscando sempre o melhor para garantir a satisfação do nosso público. Estamos o tempo inteiro dedicadas a isso”, diz Leandra, ressaltando também a ponte criada junto ao público, que muitas vezes tira dúvidas antes ou depois dos atendimentos. “No cotidiano de trabalho com Dra. Ana, adquirimos alguns conceitos básicos, que a gente pode estar informando ao paciente antes da consulta. E, posteriormente, se ficou alguma dúvida, a gente também esclarece, porque o paciente às vezes fica envergonhado, por ela ser renomada na área. Às vezes, cria-se esse medo. Mas a gente faz essa ponte e esclarece todas as dúvidas diretamente com ela, aprimorando assim o nosso atendimento”.
Outro exemplo de dinamismo na profissão é Myllena Rinaldi, secretária do Mania de Saúde há 8 anos. Tendo sido seu primeiro emprego, ela adquiriu diversas habilidades no cotidiano do jornal ao lidar diretamente com o nosso público anunciante e com os nossos leitores, podendo assim exercer toda uma consultoria de mídia, além de cuidar da logística de entrega e distribuição. “Comecei minha jornada aqui aos 18 anos de idade e não poderia estar numa empresa melhor para construção do meu perfil profissional. O Mania de Saúde tem um prestígio incrível e um respeito admirável com seus leitores, anunciantes e colaboradores. Aprendi muitas lições com Sr. Sylvio Muniz e agradeço por continuar esse aprendizado com Andréa. Uma administração humana e um trabalho ético é o que faz o sucesso do nosso mensário”, declarou ela, comentando quais valores estão intrínsecos à profissão. “Ser secretária é ser o elo do cliente com a empresa e, no dia a dia, ser o agente facilitador de tarefas dentro do ambiente corporativo. Algumas atribuições que a função me fez desenvolver foram proatividade, responsabilidade, sensibilidade e paciência. Diria para quem deseja atuar nessa função que tenha postura, organização e boa comunicação”, acrescentou Myllena, que, junto com Leandra, aproveita a oportunidade para parabenizar a todas as secretárias pelo seu importante dia.