Seu filho merece o melhor!

Betina Britto, Vice-diretora do Colégio Centro de Estudos - O Colégio Centro de Estudos pH vem se preparando para o modelo do Ensino Híbrido há muito tempo.
Betina Britto, Vice-diretora do Colégio Centro de Estudos

A possibilidade da adoção do ensino híbrido tem animado todo o setor educacional. Mas como esse tipo de ensino será, de fato, implementado para os alunos? Quais serão as diferenças em relação ao modelo tradicional e como eles estarão protegidos? Para abordar o assunto, ouvimos Betina Muylaert Ribeiro de Castro de Carvalho Britto, Vice-diretora do Colégio Centro de Estudos – Sistema pH de Ensino, que deu detalhes de como a escola se preparou para este importante momento na vida dos estudantes.

Mania de Saúde – Como vem sendo a preparação para esse modelo?
Betina Britto – O Colégio Centro de Estudos pH vem se preparando para o modelo do Ensino Híbrido há muito tempo. Na verdade, desde o início da pandemia, com a suspensão das aulas na forma presencial, temos pensado no retorno. No que se refere à parte física, todas as salas de aula do Colégio foram equipadas com televisão, computador e câmera para a transmissão das aulas aos alunos que permanecerão em casa; a capacidade da internet foi aumentada e contratamos links dedicados para garantir a estabilidade na transmissão das aulas; ainda em 2020, foi contratada empresa de engenharia e segurança para avaliar a estrutura da escola com relação a fluxo e ventilação; em algumas salas de aula, foram abertas novas janelas, além dos janelões já existentes, para otimizar a circulação de ar dentro dos ambientes; em todo o colégio, inclusive dentro das salas de aula, existem dispensadores de álcool em gel 70% e lixeiras com acionamento da tampa no pedal; as carteiras de alunos estão dispostas em um distanciamento mínimo de 1,5 m entre elas; foram instalados lavatórios fora dos banheiros, de forma que os alunos possam fazer a frequente higienização das mãos, sem aglomeração dentro dos sanitários; entre muitos outros ajustes.

Quanto à parte pedagógica, ao longo de todo o ano de 2020, fizemos capacitações da equipe, por meio de cursos e palestras ofertados pelo Sistema de Ensino pH, e em 2021, todos os professores foram treinados na escola, utilizando os novos equipamentos, para que, a partir de agosto, as aulas no modelo híbrido transcorram com a maior tranquilidade possível. Além disso, é fundamental destacar o empenho da Escola no atendimento e acolhimento de pais e alunos, procurando ouvir, entender e esclarecer as dúvidas e inseguranças, próprias deste momento que estamos vivendo. Estamos todos diante de mais um desafio, entretanto, estamos prontos e seguros de que nosso planejamento e iniciativas priorizam não só o acesso ao conhecimento, que é compromisso da nossa Instituição, como também a segurança e a saúde de toda a nossa comunidade escolar.

Mania de Saúde – Como será esse intercâmbio entre presencial e on-line? Como será a divisão de tarefas e como serão as avaliações?
Betina Britto – Todos já têm conhecimento de que não é possível haver aglomeração e de que é necessário observar um distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas. Sendo assim, todas as escolas, em alguma medida, vão precisar implementar revezamento na frequência presencial dos alunos. Como no Colégio Centro de Estudos todas as salas de aula estão equipadas, foi possível proporcionar aos nossos alunos um rodízio de aulas semanal, ou seja, cada grupo de alunos assistirá a uma semana de aulas presenciais e a uma semana de aulas remotas. Com isso, vamos possibilitar não só uma melhor organização familiar, como também que cada aluno tenha a oportunidade de acompanhar, presencialmente, o ciclo completo de aulas semanais, sempre seguindo os protocolos de segurança e orientações da Vigilância Sanitária e demais autoridades sanitárias. Os professores, todos já vacinados, ministrarão suas aulas das dependências do nosso Colégio, em uma escala pré-determinada. A organização pedagógica não sofrerá mudanças expressivas, uma vez que a qualidade das nossas aulas se manteve no formato remoto, o que pode ser atestado pelas expressivas aprovações de nossos alunos nos vestibulares, principalmente, de universidades públicas. Da mesma forma, o sistema de avaliação também se manterá, sempre respeitando a opção das famílias que ainda não se sentem confortáveis e seguras com o modelo híbrido.

Mania de Saúde – E quanto aos alunos, estão ansiosos? O que mudou na escola para recebê-los?
Betina Britto – Sim, com certeza, estão muito ansiosos pelo retorno! A ansiedade e até a insegurança são perfeitamente compreensíveis no momento em que estamos vivendo. Foi um tempo de espera necessário, em função do processo pandêmico, mas também mostrou a todos que o ambiente escolar é insubstituível. Uma escola não é apenas um local de se aprender conteúdos. Na escola existe partilha de sentimentos, emoções e convivência. Ao longo de todo este período de afastamento físico, a escola foi o único vínculo que muitos de nossos alunos tinham com o mundo externo e foi também a válvula de escape, em momentos de sofrimento. Por isso, eles sabem que podem confiar e contar conosco, pois todas as ações pensadas pela escola são para o bem e o crescimento deles. Temos certeza de que o retorno presencial será um momento emocionante e, mesmo respeitando a todos os protocolos, vamos conseguir transmitir para os nossos alunos, desde os mais novinhos até os formandos, como eles são importantes para toda a equipe e como estamos com saudades e felizes por tê-los novamente aqui! Queremos nossos alunos conosco. Eles sentem muita falta desse convívio e nós também.