Na recuperação pós-COVID
Embora as sequelas pós-Covid-19 sejam mais comuns em pacientes que desenvolveram a forma grave, indivíduos que apresentaram a forma moderada da doença e que não necessitam de hospitalização também podem ter algum grau de comprometimento funcional. O Sars-CoV-2 pode afetar múltiplos órgãos e sistemas do corpo e as sequelas são variadas. Portanto, uma avaliação individualizada que contemple aspectos físicos, funcionais e de participação é fundamental para definição do plano terapêutico. É neste contexto que a fisioterapia pode fazer toda a diferença, como alerta a fisioterapeuta Gleicy Faria, responsável pela Clínica Fisio Mais.
Mania de Saúde – Como a fisioterapia atua em pacientes com Covid-19, durante e após a doença?
Gleicy Faria – Se teve algo que a pandemia de Covid-19 nos trouxe foi a percepção da importância da fisioterapia não só no pós (onde a Fisio Mais é atuante) como durante todo o processo da doença. Para pacientes com Covid que não necessitam de terapia intensiva, a atuação evolui basicamente na educação sobre a doença e o processo de tratamento, além de ações de fisioterapia preventiva para evitar o agravamento da doença. Essas ações poderão ser feitas on-line, pois o mesmo estará em quarentena. Em ambiente hospitalar, o nosso papel é evitar complicações cardiorrespiratórias, administrar O2, intervenções na intubação, ventilação mecânica, mudança de decúbito, higiene brônquica e melhora da função respiratória e motora. No pós-Covid-19 é onde a Fisio Mais atua, ou seja, na reabilitação cardiorrespiratória e reabilitação motora.
Mania de Saúde – Por que é importante que o paciente faça o tratamento fisioterápico?
Gleicy Faria – A fisioterapia traz efeito benéfico especial no estágio de recuperação da doença, promovendo a reinserção do paciente na sociedade e nas suas atividades da vida diária. Como costumo dizer sempre: você já viu carro andar sem combustível? Pois então, o nosso combustível é o oxigênio. Além disso, há a questão da importância pulmonar. A doença causa alterações na função pulmonar com formação de deficiência respiratória hipoxêmica e de complacência e também repercussões cardiovasculares. Finalmente, a fisioterapia atua na função, com o intuito de evitar e/ou recuperar atrofia muscular, restaurar amplitude articular, prevenir lesões decorrentes do tempo de acamamento, aliviar a dor, além de diminuir e prevenir edemas.
Mania de Saúde – Como a Fisio Mais está atuando nesta área?
Gleicy Faria – Estamos trabalhando bastante. Como a doença atinge diversos órgãos é esperado que as sequelas também sejam as mais variadas. O Sars-CoV-2 tem essa característica de se comportar em cada pessoa de uma forma, e não há “receita de bolo” para o tratamento. Este é o motivo de uma boa avaliação fisioterapêutica e um encaminhamento médico com todos os exames em mãos. A Fisio Mais possui todos os equipamentos de reabilitação cardiorrespiratória e reabilitação motora para inserir nosso paciente de volta às suas atividades de vida diária.