É com muito orgulho que nesses 30 anos de história, o Mania de Saúde pode dizer que formou uma geração de leitores que acompanham o jornal até hoje, desde a primeira edição. E são muitos os relatos de quem começou a consumir nosso conteúdo ainda na infância. A leitura é parte fundamental no desenvolvimento de uma criança e de um cidadão, por isso deve ser incentivada desde os primeiros anos.
Nossa reportagem conversou com a professora de literatura Virginia Novais Barbosa de Castro, do Colégio Único. Ela começa sua fala citando um dos grandes compositores do país. “‘Sou eu que vou seguir você do primeiro rabisco até o bê-a-bá. Em todos os desenhos coloridos vou estar. A casa, a montanha, duas nuvens no céu e um sol a sorrir no papel…’. Utilizo dos versos de Toquinho para dar abertura ao universo mágico e prazeroso da Literatura, a arte literária, aquela que promove e dissemina conhecimento. Quando misturada à infância, o resultado é ainda mais impressionante. Antes mesmo de começar a escrever, é fundamental que a criança tenha contato com a leitura, isso fará com que ela desperte a sua curiosidade por descobrir, conhecer, saber sobre o mundo e sobre a vida. Ao folhear as páginas de um livro e observar as figuras, ela dá início à leitura do mundo, cultivando gosto por aquilo que vê. Com o passar do tempo, com o processo de letramento e alfabetização, o apreço por ler tende a crescer e tornar-se cada vez mais interessante e convidativo. Trabalhando com alunos do Ensino Fundamental, percebo, através de minha experiência, que o aluno que está inserido no mundo literário de forma constante, que tem acesso a livros de histórias e gibis, por exemplo, possui uma facilidade maior na escrita, na elaboração de frases e na produção dos mais variados textos. Além disso, a leitura contribui para que o senso crítico do aluno seja mais aguçado, ele observa, reflete, argumenta. Noto, diariamente, a riqueza que a leitura traz para a vida de uma criança, aumentando seu poder de imaginação e sua capacidade de aprender, desenvolvendo nela valores morais”.
De acordo com a professora, é importante incentivar o hábito da leitura desde cedo. “A família e a escola são dois pilares fundamentais para despertar na criança o prazer de ler. Presentear as crianças com livros é uma excelente forma de contribuir para que esse hábito seja construído. No Colégio Único, onde leciono, trabalhamos desde a Educação Infantil com projetos de leitura bimestrais, além do projeto ‘Pequenos autores, grandes leitores’, que traz o aluno, de uma maneira lúdica e prazerosa, para dentro do universo literário. É encantador ver pequenos olhos brilharem tão cedo, ansiosos pelo próximo livro que levarão para casa, envolvidos com a leitura, curiosos, prontos para descobrirem novas histórias. A literatura infantil não pode ser entendida apenas como personagens guardados dentro de livros. Ela é a base necessária para toda a vida. É a riqueza principal de um ser humano. O contato com o mundo literário ainda no despertar da vida é a forma mais singela de amor e cuidado. Quem incentiva a leitura, presenteia uma criança para sempre”, finaliza a professora.