Já é hora de trocar o pneu?

O proprietário da 900HP, Wanderson Peixoto
O proprietário da 900HP, Wanderson Peixoto

Por conta da pandemia, as pessoas estão postergando a revisão dos veículos (carros, motos). Mesmo “rodando” menos, entretanto, é de extrema importância que mantenha seu veículo em condições de uso e isso importa nas revisões preventivas (óleo, correias, elétrica, suspensão, freios e pneus). O óleo, por exemplo, apesar de não ter atingido a quilometragem para troca, com o tempo vai perdendo suas propriedades e isso pode gerar uma despesa maior no futuro.
Conversamos sobre o tema com o proprietário da 900HP, representante Michelin na região, Wanderson Peixoto. “Deixar de fazer ou postergar a revisão do seu carro não é legal, afinal, para ‘rodar’ com segurança e sem surpresas desagradáveis é preciso que o conjunto esteja revisado”, afirma. “Tem algumas avaliações que podem ser feitas em casa mesmo, o nível do óleo pode ser avaliado com o motor frio apenas puxando a vareta e observando a indicação de mínimo e máximo. Aproveitando o motor frio, deve-se observar também o líquido de arrefecimento, no recipiente de expansão também tem indicadores de mínimo e máximo. Nos pneus, deve ser observado o TWI, (de Tread Wear Indicator), um indicador de desgaste da banda de rodagem presente no fundo dos sulcos. Se o pneu já encostou nesta marcação, então está na hora de substituí-lo. O TWI é o primeiro sinal a ser analisado. Quando um deles atingir a altura o pneu já está condenado, a espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro (altura do TWI). Outra maneira de verificar é inserindo uma moeda de R$1 no sulco do pneu. Se a parte dourada ficar coberta, então a profundidade é suficiente. Caso isso não aconteça, os pneus estão desgastados e, consequentemente, sem segurança”.
Wanderson prossegue falando sobre a durabilidade dos pneus. “Os pneus podem durar muito mais mediante um cuidado extremamente simples: manter a calibragem adequada. Descobri-la é bastante simples, já que os números sugeridos pela fabricante do veículo estão no manual do proprietário e/ou em adesivos colados em várias partes do próprio carro, como atrás da tampa do tanque de combustível ou no batente da porta do motorista. Além de proporcionar melhor aderência, a pressão correta também ocasiona um desgaste regular da banda de rodagem. Isso prolonga a vida útil do pneu, previne o surgimento de bolhas e dá maior proteção contra impactos. Diria que 60% dos problemas que temos com pneus são decorrentes de falta de calibração. É nisso que as pessoas mais falham. E não precisa calibrar com nitrogênio nem usar um calibrador de última geração. É só realizar uma verificação semanal. Segundo a Michelin, mesmo sem rodar, é normal que o pneu perca naturalmente em torno de 1 psi por mês. Mas isso pode piorar em caso de pequenos furos ou válvulas danificadas. O motorista não deve esquecer de conferir o alinhamento da suspensão e o balanceamento do conjunto roda-pneu-válvula. Além de ser um importante item de segurança, um carro alinhado e balanceado tem melhor comportamento dinâmico, o que preserva a vida útil dos pneus”.
Para seu maior conforto, a equipe da 900HP, seu espaço Michelin e BF Goodrich em Campos, está oferecendo uma avaliação de mais de 30 itens de forma gratuita. “Oferecemos o serviço ‘leva e traz’ para o cliente e temos a opção de buscarmos o seu veículo e devolvê-lo após a execução do serviço. Vem para a 900HP, Av. 28 de março, Turf (22) 3033-0900/999 773 900”.