(*) Sthevo Damaceno é jornalista e
editor do jornal Mania de Saúde.
sthevodamaceno@maniadesaude.com.br

Sthevo Damaceno

Você faz parte de nossa história!

(*) Sthevo Damaceno é jornalista e
editor do jornal Mania de Saúde.
sthevodamaceno@maniadesaude.com.br

Sthevo Damaceno
Quando cheguei ao Mania de Saúde, há pouco mais de uma década, confesso que não sabia mensurar muito bem a popularidade do mensário, cujas edições eu acompanhava na então Faculdade de Filosofia de Campos, durante o curso de jornalismo. Apesar de ver, todos os meses, o Mania de Saúde se esgotando rapidamente entre professores e alunos, só consegui entender a força e a dimensão do jornal quando aqui ingressei como repórter, a convite do fundador do veículo, o jornalista Sylvio Muniz (in memoriam). O motivo é que, além de conhecer mais de perto todo seu histórico de pioneirismo e inovação, logo passei a ter contato com sua imensa rede de leitores, amigos, parceiros e clientes, que tratam o Mania de Saúde com imenso carinho, demonstrando um apreço e uma reverência bastante singulares, aos quais não encontrei paralelo em nenhum outro lugar. Com o tempo, entendi o segredo desse sucesso, que estava calcado não só na credibilidade alcançada pelo veículo desde o seu primeiro número – privilegiando sempre a opinião balizada dos profissionais da cidade –, mas também em um estilo único de realizar esse trabalho. Isso porque, desde o início, o Mania de Saúde se dispôs a unir o melhor de dois mundos: traduzir, em uma linguagem refinada e acessível, temas de saúde que provocam interferência direta na rotina das pessoas, mas que nem sempre são de clara compreensão por parte do público, enquanto que, no dia a dia, consegue ser popular sem ser popularesco, tratando os leitores com respeito e carinho, seguindo o lema de “estar sempre ao seu lado”. Essa capacidade de se relacionar com o público sempre foi o que mais me chamou a atenção no jornal, atributo que perdura até hoje, manifestando-se, por exemplo, em nossas redes sociais. A isso se soma, é claro, todo o histórico de pioneirismo e credibilidade alicerçados ao longo de 30 anos, onde se destacam não só parcerias longevas com diversos profissionais de saúde, da área da educação e de outros setores contemplados pelo pauta do Mania de Saúde (o que, por si só, é um enorme diferencial, já que atestam o retorno dado pelo nosso veículo), como também a maior tiragem em seu segmento, alcançando a incrível marca de 45 mil exemplares impressos por mês, divididos entre as edições Norte e Noroeste Fluminense. Essa característica, aliás, é uma das que mais chamam a atenção em meus interlocutores, que se espantam com a quantidade de jornais distribuídos por mês e a longevidade de um veículo impresso em tempos digitais. Já se tornou praxe, inclusive, recebermos empreendedores de outros municípios, que ficam surpresos pela popularidade – e autoridade – do Mania de Saúde, uma vez que, por onde passam, veem o prestígio dado pelo público aos profissionais divulgados pelo jornal. “Se saiu no Mania de Saúde, é confiável”, dizem muitos deles. Mas não é necessário muito esforço para entender o porquê de o Mania de Saúde possuir todo esse prestígio. Além de fazer parte da vida das pessoas há três décadas, permitindo que acompanhassem a evolução do jornal e da própria cidade em nossas páginas (e elegendo, por meio delas, o seu médico ou dentista a ser consultado, entre outros profissionais, criando uma intimidade e uma confiança bastante singular em nosso meio), a preocupação em informar os leitores com conteúdos robustos e de qualidade sempre fez enorme diferença. Até porque não é todo dia que encontramos veículos gratuitos e dirigidos que, além de nos informar, trazem os profissionais mais balizados do mercado para assegurar a pertinência dessas informações, distinguindo assim o nosso mensário como a grande referência em divulgação para todo o interior fluminense. Por isso, nada mais justo do que realizar esta edição especial, lembrando de todas essas conquistas, sob a batuta da nossa diretora, Andréa Oliveira, que cunhou o lema exposto em nossa capa: “Você faz parte de nossa história”. Mais correto, impossível.