
Quem conhece o Mania de Saúde sabe que é impossível falar dos 30 anos do jornal sem lembrar de Sylvio Muniz. Falecido em maio de 2016, em São Paulo, o jornalista e empresário marcou a história do jornalismo fluminense ao fundar o Mania de Saúde, em junho de 1991, dentro de um mercado ainda carente de publicações segmentadas e dirigidas, que depois se tornariam predominantes na região.
Nascido em Campos-RJ, em 1945, José Silvio Muniz Machado fez parte de uma geração que teve grande influência no cotidiano da cidade, tendo em vista que muitos dos seus amigos de infância e juventude se tornariam empresários e profissionais de sucesso no mercado local. Ainda na adolescência, se destacou no remo campista, angariando títulos e sendo sempre reconhecido nas provas realizadas no rio Paraíba do Sul.
Sempre carismático, aglutinando uma série de amigos por onde passava, Sylvio Muniz se notabilizou também por integrar a Federação dos Estudantes de Campos (FEC), entidade combativa à ditadura militar, num tempo em que a classe estudantil possuía uma grande relevância no contexto político nacional.
Depois de concluir os estudos, o campista se voltou para o eixo Rio-São Paulo, onde fez carreira em diversos veículos de imprensa, com destaque para o jornal A Luta Democrática, de grande sucesso na época. No Rio, ele passou a conviver com jornalistas de renome e utilizou sua visão empreendedora para atuar no meio publicitário, que sempre o atraiu. “O jornalista, em geral, não empreende, nem sabe empreender. Isso despertou minha curiosidade”, dizia Sylvio Muniz, que passou a adotar essa nomenclatura como sua assinatura profissional desde então.
A experiência obtida no eixo Rio/São Paulo resultou em algumas publicações dirigidas para vários setores do mercado, entre eles, o audiovisual (por meio de revistas como a Vídeo News e a Videomagia, que figuram entre as primeiras a abordar a explosão de videocassetes e computadores no Brasil) e o automobilístico, com destaque para a revista Duas Rodas, voltada para motocicletas, uma das paixões de Sylvio. Não por acaso, ele foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro (AMO-RJ), onde promoveu ações de cunho social, como atestam diversas matérias da época, incluindo aparições no Fantástico e no jornal O Globo.
Apesar desse sucesso, o campista não ficou imune ao ritmo da capital e, sempre antenado ao futuro, decidiu melhorar sua qualidade de vida, dando mais atenção à alimentação saudável. A escassez de produtos naturais e a própria falta de informação da época, contudo, dificultaram essa tarefa e despertaram a verve empreendedora de Sylvio, coincidindo com seu retorno à terra natal. Foi assim que ele abriu o Natura, o primeiro estabelecimento inteiramente dedicado a produtos naturais da cidade, ainda na década de 1980, bem distante da onda de alimentação saudável que assistimos hoje.
Mesmo enfrentando a desconfiança de muitas pessoas na época, o Natura logo começou a atrair um grande público, como os diabéticos e pessoas com restrições alimentares, que passaram a ter acesso a pratos e produtos que não encontravam no mercado. A popularidade foi tanta que logo o Natura se tornou um restaurante de maior porte, levando o estabelecimento a ser prestigiado pela sociedade campista por muitos anos.
Dali para o Mania de Saúde, claro, foi um pulo. Isso porque a vontade de fazer jornalismo e comunicar ao grande público toda a necessidade de cuidar do corpo e da mente, somada ao pioneirismo e à experiência do Natura, fez com que Sylvio criasse o Mania de Saúde, em 1991, dentro de um mercado também carente de divulgação de serviços médicos e de matérias que ajudassem as pessoas a mudarem seus hábitos de vida. O mensário logo se incorporou ao cotidiano local, tornando-se a maior referência em divulgação para todo o interior fluminense.
Esse histórico, aliás, é sempre lembrado por muitos dos parceiros do Mania de Saúde, que reconhecem o pioneirismo de Sylvio Muniz na imprensa local, além do compromisso ético com o jornalismo e com a publicidade, que, até hoje, segue balizando a conduta do Mania de Saúde perante os seus leitores.