Um jornal parceiro dos médicos

A médica dermatologista Dra. Ana Maria Pellegrini, Diretora da Clínica PELLE, foi uma das primeiras profissionais a confiar na proposta do Mania, iniciando uma parceria vigente há 28 anos. “O Mania de Saúde começou a circular 2 anos depois da minha formatura. Com certeza, o jornal evolui, especialmente na diagramação. Tenho muitas memórias do veículo, como a minha primeira entrevista, abordando o vitiligo, bem como todas as capas de que participei”, diz Dra. Ana, que ressalta a importância da cobertura feita pelo Mania de Saúde dentro de sua especialidade.

Além de ter acompanhado a chegada e o crescimento do então Grupo Redentor em Itaperuna, de quem se tornou parceiro há quase 20 anos, o Mania de Saúde foi o primeiro a anunciar a abertura do curso de Medicina da instituição, no ano de 2015, cobrindo o dia a dia dos alunos até chegar à formatura. Quem acompanhou de perto esse processo foi a médica ginecologista e coordenadora do curso de Medicina da UniRedentor/Afya, Dra. Renata Gontijo, que exalta o trabalho feito pelo nosso mensário

Quando o Mania de Saúde chegou ao mercado, no ano de 1991, a preocupação em criar conteúdo para a área médica parecia uma aposta arriscada. Afinal, o Brasil ainda estava se redemocratizando e o noticiário político aparentava atrair muito mais a atenção do que a busca por uma melhor qualidade de vida. Felizmente, no entanto, a aposta estava certa: o Mania de Saúde foi pioneiro ao destacar a adoção de um estilo de vida mais saudável, focalizando uma temática que, hoje, atrai a atenção de inúmeros leitores.
A diferença é que, ao contrário de muitos veículos digitais, que replicam informações generalistas ou, muitas vezes, até equivocadas, o Mania de Saúde sempre apostou no conhecimento técnico e científico do profissional médico, entendendo ser ele a autoridade máxima para levar informação fidedigna ao público. Foi essa propensão do jornal em dar voz à classe, inclusive, que permitiu ao Mania de Saúde firmar parcerias com diversos profissionais da área. Um exemplo é a médica dermatologista Dra. Ana Maria Pellegrini, Diretora da Clínica PELLE, que foi uma das primeiras profissionais a confiar na proposta do mensário, iniciando uma parceria que perdura até hoje.
Ela conta, a nossa reportagem, como viu o início e a evolução do Mania de Saúde, além de abordar sua participação na história do veículo. “O Mania de Saúde começou a circular 2 anos depois da minha formatura. Com certeza, o jornal evolui, especialmente na diagramação. Tenho muitas memórias do veículo, como a minha primeira entrevista, abordando o vitiligo, bem como todas as capas de que participei”, diz Dra. Ana, ressaltando a importância da cobertura feita pelo Mania de Saúde dentro de sua especialidade. “A pele é o nosso maior órgão e cuidar dela passou a ser uma obrigação que poucos têm coragem de fugir. O jornal tem buscado manter os leitores atualizados nos assuntos do momento atual. A demanda por assuntos na cosmiatria é enorme”, comenta ela, mencionando, por fim, qual considera o principal atributo do Mania de Saúde. “Ser o mensário mais longevo e de maior circulação do interior do estado, com exemplares distribuídos por mês, de forma gratuita e dirigida, aos mais diversos leitores”.
Além da parceria com inúmeros profissionais da área, a preocupação do Mania de Saúde em dar destaque à medicina fez com que o veículo se ocupasse, também, em informar o público sobre a formação médica em nossa região, tendo publicado diversas matérias com docentes e estudantes ao longo dos anos. A tarefa se tornou tão integrada à rotina do jornal que, em 2015, ele acompanhou o nascimento do curso de Medicina da UniRedentor/Afya, em Itaperuna, criando uma pauta inédita: acompanhar o dia a dia dos primeiros alunos até chegar à formatura, apresentando aos leitores todos os processos que permeiam a formação médica na atualidade.
Quem acompanhou de perto esse processo foi a médica ginecologista e coordenadora do curso de Medicina da UniRedentor/Afya, Dra. Renata Gontijo. Ela nos conta como enxerga esse trabalho feito pelo jornal. “O Mania de Saúde é um grande parceiro do nosso curso de Medicina. Nos acompanha desde o primeiro vestibular, em 2015, em todas ações sociais, a cada nova conquista dos alunos. Destacou nossa primeira formatura, que aconteceu em março. Acho muito relevante a informação que o jornal passa para nossa população. Saber sobre um curso que nasceu aqui, em nossa cidade, que ganhou reconhecimento nacional e que vem trazendo educação em saúde e cuidado para nossa comunidade… isso tem que ser mostrado! Uma história bonita que vem sendo escrita e que faz parte de nossa Itaperuna”, diz ela. “O jornal cumpre, assim, seu maior papel, o de produzir um conteúdo jornalístico de qualidade, aproximando as ações acadêmicas à comunidade”.
A médica revela, também, como avalia a cobertura jornalística do mensário. “O Mania de Saúde é muito bom no que faz. A informação é séria, atual, com clareza nos textos, e imparcial! Sempre com um profissional de destaque em sua especialidade. Atende aos leigos e aos profissionais muito bem. A população se beneficia em saber o que há de melhor para sua saúde, e os profissionais de saúde se atualizam, conhecem novidades de outras áreas e de sua área médica”, afirma Dra. Renata, destacando a relevância do jornalismo profissional praticado pelo Mania de Saúde, sobretudo na atualidade. “Em meio a essa pandemia, somos inundados de fake news. A imprensa tem como responsabilidade social trazer informações seguras, e traduzir assuntos médicos para a população em geral é um enorme desafio. O Mania de Saúde desempenha esse papel de forma brilhante, promovendo saúde e conscientizando as pessoas, através da abordagem dos assuntos de maneira clara, e acessível, seja para os médicos, estudantes ou para a população em geral”.