
Ao longo da História, muitas mulheres se notabilizaram ao se tornarem mártires ou, em outros casos, por herdarem o legado de reis ou de príncipes. Felizmente, no entanto, as mulheres de hoje são rainhas do próprio destino: conquistam seu espaço na sociedade através do trabalho e do talento, servindo de inspiração a muitas outras que podem – e devem – construir o seu próprio futuro. Um exemplo bastante significativo dessa realidade é a Reitora da UniRedentor/Afya, Márcia Medeiros Mota.
Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá, especialização em Gestão de Negócios e Empreendedorismo pela UFJF e Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Márcia Mota é a primeira mulher a assumir a Reitoria da UniRedentor/Afya. Nesta entrevista exclusiva, ela conta como tem sido essa experiência, além de revelar os planos da instituição, que está prestes a completar 19 anos, sendo considerada uma das grandes referências no ensino superior do país. Confira!
Mania de Saúde – Antes de tudo, poderia contar-nos um pouco de sua trajetória profissional, para a apresentarmos aos leitores?
Márcia Mota – Estou desde 2002 na área educacional. Iniciei como Docente, Chefe de Departamento, Coordenadora de Curso, Diretora Acadêmica, Diretora Geral e, posteriormente, Reitora, totalizando 19 anos na Gestão de Instituições de Ensino. Sempre fui docente nesse período todo, acumulando a Gestão Educacional. Foi isso que escolhi para minha vida! Tenho um propósito claro e definido, que é fazer a diferença na vida das pessoas via uma Educação Superior de qualidade, e a UniRedentor/Afya me permite exercê-la.
Mania de Saúde – Você é a primeira mulher a assumir a reitoria da UniRedentor/Afya. Como está sendo esse desafio?
Márcia Mota – O desafio de ser gestora mulher já enfrento há muitos anos em minha vida. Não é fácil, pois, infelizmente, vivemos numa sociedade onde ainda persistem discriminações de gênero, principalmente no mercado de trabalho. No caso específico da UniRedentor/Afya, aconteceu um fato que me sensibilizou muito: como sou a primeira mulher a assumir o mais alto cargo da instituição, percebi o espanto inicial e a aprovação no olhar das demais mulheres que trabalham na UniRedentor/Afya. E mais: entendi que estar na reitoria significa para elas a perspectiva de que podem crescer, pois estão numa instituição que preza pela competência, pelo compromisso ético, pela qualidade do trabalho, acima de quaisquer outras atitudes, entre elas, a diferenciação de gênero.
Mania de Saúde – Como você enxerga essa nova etapa sob sua direção e como vê a UniRedentor/Afya na atualidade?
Márcia Mota – Vivo o desafio, como gestora, de promover a integração da UniRedentor ao grupo Afya. Uma instituição de grande tradição e força regional com uma outra grande empresa nacional de educação superior. É um processo complexo, pois envolve fusão de culturas, processos, missões, valores, objetivos, enfim, ações que exigem muito planejamento, cautela, diálogo entre todas as partes envolvidas, obstinação e perseverança diante das adversidades que surgem a todo instante. No entanto, temos a certeza de que essas mudanças que estão sendo promovidas são para projetar ainda mais a UniRedentor/Afya, tornando-a mais competitiva, inovadora, ampliando sua atuação no mercado nacional, dando-nos força e incentivo para seguir em frente. A UniRedentor/Afya é hoje um grande centro de ensino superior do Noroeste Fluminense, que possui grande alcance em outras regiões, de modo a trazer para Itaperuna alunos de diversas partes do Brasil.
Mania de Saúde – Com a inclusão da UniRedentor ao grupo Afya, o que muda nesta tradicional Instituição de Ensino Superior?
Márcia Mota – Muda muita coisa, pois estamos falando do maior grupo de educação médica do país em número de vagas de Medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e também no número de alunos de Medicina matriculados. Uma empresa que se relaciona com o profissional médico em todas as fases da carreira: desde o início da faculdade, passando pela prova de residência médica, pós-graduação médica e diversas outras especializações. Então, essa política de expansão por todo o país, atuando na captação de estudantes de diversas regiões e de interação com seus alunos, deve ser estendida aos demais cursos no sentido de estar participando não só da formação, mas do contínuo aperfeiçoamento profissional de cada egresso nosso. A prova disso foi nosso Congresso de Iniciação Científica – CIC-2021, ocorrido em maio, com a participação de palestrantes e participantes de todo o país, até mesmo, de outras nações, contando ainda com um dia dedicado exclusivamente aos alunos e ex-alunos da UniRedentor/Afya. Ou seja, queremos ir longe, mas jamais deixaremos de valorizar nossas origens.
Mania de Saúde – Fale sobre o grupo Afya! Como surgiu, qual sua estrutura, forma de atuar no mercado e objetivos?
Márcia Mota – A Afya, como dito, é o maior grupo de faculdades de Medicina do Brasil em número de vagas (2.303) autorizadas pelo MEC. A empresa nasceu em 2019, da incorporação de outras marcas do segmento de educação médica, com o objetivo de ser a grande parceira destes profissionais em toda a sua jornada de formação. A primeira faculdade de medicina do grupo começou a operar há 20 anos, em 1999, no estado do Tocantins, no norte do país. Por meio de suas unidades de ensino, a Afya atua desde a graduação – são mais de 30 unidades, com destaque para o de Medicina –, passando pelos cursos para provas de residência e outros títulos, até às especializações médicas. O grupo aposta em uma abordagem metodológica inovadora, que combina conteúdo integrado, aprendizado interativo e uma experiência adaptativa para alunos de Medicina ao longo de sua formação profissional. Por meio de uma plataforma digital, a Afya oferece aos seus alunos acesso a materiais didáticos, incluindo tutoriais em vídeos, podcasts, materiais de leitura e questões práticas. É a primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq. Em julho de 2019, a Afya escolheu a bolsa americana pelo alinhamento daquele mercado e das outras empresas lá listadas com o trinômio educação & saúde & tecnologia. Essa potência da educação brasileira hoje está aqui, em nossa região, por meio da UniRedentor/Afya.