Uma das principais atribuições de qualquer veículo de imprensa é ser necessário ao público. Ao longo de seus 30 anos, o Mania de Saúde se orgulha de ter alcançado esse objetivo. Mesmo vivenciando todos os desafios intrínsecos ao jornalismo – sobretudo em tempos de redes sociais e notícias falsas, que minam o interesse do público e dispersam sua atenção – o jornal completa três décadas de existência ininterrupta reunindo um universo imenso de leitores na sua versão física e virtual, além de parceiros comerciais de longa data, sendo considerado o meio mais assertivo para divulgação em todo o interior fluminense.
Essa história, para quem não sabe, remonta ao ano de 1991, quando o jornalista e publicitário Sylvio Muniz fundou o Mania de Saúde em Campos dos Goytacazes, depois de ter se tornado um bem-sucedido empresário à frente do Natura, o primeiro estabelecimento integralmente voltado para alimentos naturais na cidade.
Ao unir a experiência de gerir um restaurante voltado para a promoção da qualidade de vida, mais a trajetória de sucesso na imprensa paulista e carioca, onde atuou criando e dirigindo veículos segmentados em diferentes campos de interesse, Sylvio inaugurou o que na época foi denominado de jornal alternativo, frente às publicações convencionais daquele período. A escolha foi acertada, já que o mensário passou a atender uma demanda reprimida por informações sobre saúde e bem-estar, além de servir como um importante meio de divulgação de serviços médicos, dando maior visibilidade a empresas e profissionais perante o público local.
Já demarcando autoridade nesse segmento, desde o primeiro número, quando fundamentou um jornalismo baseado na opinião de especialistas, o Mania de Saúde conquistou não só a confiança da classe, como também de diversas instituições e entidades médicas, o que o levou, por exemplo, a ter uma parceria de mais de 20 anos com a Unimed Campos, fazendo a divulgação de todas as novidades da cooperativa, bem como dos eventos e inovações trazidas por ela para a cidade.
Nesse contexto, a preocupação com a excelência sempre foi a tônica do jornal, que passou a investir cada vez mais em qualidade e reforçando seu quadro profissional, além de sua qualidade técnica, aprimorando sua estrutura física e a própria impressão do jornal. Basta lembrar, por exemplo, de um dos maiores feitos do Mania de Saúde em sua primeira década de existência, quando se tornou o primeiro veículo em cores da região, fato celebrado no ano de 1995, além de ter aberto uma sucursal em Itaperuna à época, dando origem a uma outra edição do mensário, voltada para o Noroeste Fluminense, onde honrou-se outra parceria com a Unimed, desta vez com a Unimed Norte-Fluminense, que também perdurou por muitos anos.
Foi a partir deste histórico de sucesso que o Mania de Saúde chegou à incrível marca de 45 mil exemplares distribuídos gratuitamente todos os meses, divididos em suas duas edições, que atendem a diversos municípios do Norte e Noroeste Fluminense, além da Região dos Lagos e do litoral capixaba, que é contemplado no período do verão.
Esse quantitativo, como já ressaltado por diversos entrevistados ao longo dos anos, é um dos maiores diferenciais do Mania de Saúde, pois, além de ser uma quantidade singular de jornais impressos e dirigidos ao público, garante uma visibilidade imensa aos seus parceiros, já que a média de leitura do Mania de Saúde, mensurada por pesquisa interna, varia de 4,7 pessoas por exemplar. Nesses 30 anos de existência, portanto, o mensário já ultrapassou a casa dos 15 milhões de exemplares distribuídos em seus mais diversos pontos de entrega.
Todo esse trabalho jornalístico, abordando a rotina de médicos, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde, bem como de outros segmentos da sociedade, levou o Mania de Saúde a receber o Prêmio Qualidade Brasil, em 2008, fazendo parte do ranking de empresas que se destacaram pela excelência no setor de produtos e/ou serviços. O mesmo reconhecimento veio também da Alerj e da ABI, onde Sylvio Muniz recebeu comendas de honra ao mérito em reconhecimento ao trabalho jornalístico feito pelo Mania de Saúde.
Uma prova inconteste de que jornalismo de qualidade tem – e sempre terá – o seu devido valor.