O Mania de Saúde chega aos 30 anos!

Uma das principais atribuições de qualquer veículo de imprensa é ser necessário ao público. Ao longo de seus 30 anos, o Mania de Saúde se orgulha de ter alcançado esse objetivo. Mesmo vivenciando todos os desafios intrínsecos ao jornalismo – sobretudo em tempos de redes sociais e notícias falsas, que minam o interesse do público e dispersam sua atenção – o jornal completa três décadas de existência ininterrupta reunindo um universo imenso de leitores na sua versão física e virtual, além de parceiros comerciais de longa data, sendo considerado o meio mais assertivo para divulgação em todo o interior fluminense.
Essa história, para quem não sabe, remonta ao ano de 1991, quando o jornalista e publicitário Sylvio Muniz fundou o Mania de Saúde em Campos dos Goytacazes, depois de ter se tornado um bem-sucedido empresário à frente do Natura, o primeiro estabelecimento integralmente voltado para alimentos naturais na cidade.

Ao unir a experiência de gerir um restaurante voltado para a promoção da qualidade de vida, mais a trajetória de sucesso na imprensa paulista e carioca, onde atuou criando e dirigindo veículos segmentados em diferentes campos de interesse, Sylvio inaugurou o que na época foi denominado de jornal alternativo, frente às publicações convencionais daquele período. A escolha foi acertada, já que o mensário passou a atender uma demanda reprimida por informações sobre saúde e bem-estar, além de servir como um importante meio de divulgação de serviços médicos, dando maior visibilidade a empresas e profissionais perante o público local.

Já demarcando autoridade nesse segmento, desde o primeiro número, quando fundamentou um jornalismo baseado na opinião de especialistas, o Mania de Saúde conquistou não só a confiança da classe, como também de diversas instituições e entidades médicas, o que o levou, por exemplo, a ter uma parceria de mais de 20 anos com a Unimed Campos, fazendo a divulgação de todas as novidades da cooperativa, bem como dos eventos e inovações trazidas por ela para a cidade.

Nesse contexto, a preocupação com a excelência sempre foi a tônica do jornal, que passou a investir cada vez mais em qualidade e reforçando seu quadro profissional, além de sua qualidade técnica, aprimorando sua estrutura física e a própria impressão do jornal. Basta lembrar, por exemplo, de um dos maiores feitos do Mania de Saúde em sua primeira década de existência, quando se tornou o primeiro veículo em cores da região, fato celebrado no ano de 1995, além de ter aberto uma sucursal em Itaperuna à época, dando origem a uma outra edição do mensário, voltada para o Noroeste Fluminense, onde honrou-se outra parceria com a Unimed, desta vez com a Unimed Norte-Fluminense, que também perdurou por muitos anos.

Foi a partir deste histórico de sucesso que o Mania de Saúde chegou à incrível marca de 45 mil exemplares distribuídos gratuitamente todos os meses, divididos em suas duas edições, que atendem a diversos municípios do Norte e Noroeste Fluminense, além da Região dos Lagos e do litoral capixaba, que é contemplado no período do verão.

Esse quantitativo, como já ressaltado por diversos entrevistados ao longo dos anos, é um dos maiores diferenciais do Mania de Saúde, pois, além de ser uma quantidade singular de jornais impressos e dirigidos ao público, garante uma visibilidade imensa aos seus parceiros, já que a média de leitura do Mania de Saúde, mensurada por pesquisa interna, varia de 4,7 pessoas por exemplar. Nesses 30 anos de existência, portanto, o mensário já ultrapassou a casa dos 15 milhões de exemplares distribuídos em seus mais diversos pontos de entrega.

Todo esse trabalho jornalístico, abordando a rotina de médicos, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde, bem como de outros segmentos da sociedade, levou o Mania de Saúde a receber o Prêmio Qualidade Brasil, em 2008, fazendo parte do ranking de empresas que se destacaram pela excelência no setor de produtos e/ou serviços. O mesmo reconhecimento veio também da Alerj e da ABI, onde Sylvio Muniz recebeu comendas de honra ao mérito em reconhecimento ao trabalho jornalístico feito pelo Mania de Saúde.

Uma prova inconteste de que jornalismo de qualidade tem – e sempre terá – o seu devido valor.

“Em nome de toda a nossa equipe, gostaria de agradecer a todos os nossos parceiros, amigos e clientes, pela acolhida e pelo carinho manifestado ao longo desses 30 anos, que se traduzem em uma série de conquistas obtidas pelo Mania de Saúde, cujo aniversário vem lembrar, sempre, que você faz parte da nossa história!”

Andréa Oliveira
Diretora do Mania de Saúde