pode ser uma alternativa para o seu negócio!
A nova pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) da série Covid-19, em parceria com a consultoria Galunion, e SindRio, apontou que o setor ainda enfrenta sérios problemas na retomada. Mais de 500 empresas de todo o país participaram da pesquisa, realizada entre 7 e 27 de novembro, e a seguir apresentaremos os dados relativos ao Rio de Janeiro.
As questões trataram de temas como o fechamento de lojas, perda de faturamento e perspectivas para 2021. Dentre os respondentes, 31,25% afirmaram ter precisado fechar pelo menos uma unidade durante a pandemia. Sobre o faturamento, 24% dos entrevistados responderam que houve redução de 50% a 75% do faturamento quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Já 22,7% destacam perdas entre 26% e 50% do faturamento. O delivery e o take away, que na pesquisa representaram 86% dos respondentes, foram as atividades que mais cresceram no ano. Vale lembrar que essas eram as únicas modalidades permitidas durante o período de isolamento social com regras mais rígidas (de abril a julho). Uma das questões da pesquisa foi qual a percepção de crescimento da modalidade após a reabertura para o público. Nesse quesito, 39% do corpo entrevistado respondeu que diminuiu o faturamento em mais de 10%, 19% respondeu que diminuiu pouco (até 10% do faturamento) e 23% declarou que o faturamento na modalidade se manteve. Apenas 15% declarou que o faturamento na modalidade cresceu mais que 10%.
Preocupados com as medidas de fechamento dos estabelecimentos, os donos de bares e restaurantes tiveram que se adaptar. Dependendo da situação, a entrega da alimentação aos consumidores está sendo feita de acordo com a modalidade take away. O termo, que pode ser traduzido livremente como “comida para levar”, tem trazido grandes resultados. Além dos locais de preparo serem pensados para poupar o tempo do consumidor, ele evita o contato físico entre o entregador e o cliente, o que ajuda a evitar a transmissão do novo coronavírus.
De acordo com o Sebrae, o take away se adapta a todos os gostos. Você pode apostar em diversas opções e vender comidas orgânicas, alimentos veganos, hambúrgueres, entre outros. O importante é estar atento à demanda existente na cidade ou região de entrega. Outro ponto a ser analisado é a praticidade. Além de tornar a preparação dos pratos mais ágil, o formato de venda fica mais barato, pois não há preocupação com o atendimento pessoal. O foco está exclusivamente no preparo e entrega. Nesta época de isolamento social, a rapidez da entrega do serviço e/ou produto é algo que agrega valor ao seu estabelecimento.