Um espaço completo para a fisioterapia. Esta é uma boa definição para entender o trabalho realizado pela FisioClínica, em Campos dos Goytacazes. Inaugurada em junho de 2014, sob a coordenação da fisioterapeuta e gestora Dra. Júlia Neves, a empresa tornou-se referência no mercado local ao apostar em um trabalho integrado de fisioterapia, que preza pela reabilitação de uma maneira ampla, abrangendo áreas como Fisioterapia Geral (englobando o atendimento de traumato-ortopedia, respiratória, neurologia, distúrbios da ATM, fisioterapia oftalmológica), Uroginecologia, Oncologia, RPG, Pilates Tradicional, Pilates Funcional, Neopilates, Quiropraxia, Acupuntura e Reequilíbrio Somato Emocional – SER, através de um time de 30 profissionais altamente especializados, com as mais diferentes formações em fisioterapia, beneficiando uma gama imensa de pacientes por meio dos principais convênios na atualidade.
Mas, para dar corpo a toda essa estrutura, que se divide em duas grandes unidades (uma na R. Treze de Maio, 240, no Centro, e outra na R. Barão da Lagoa Dourada, 340, na Pelinca), existe todo um trabalho bem-sucedido de gestão, feito pela Dra. Júlia Neves, formada desde 2004 como fisioterapeuta, com pós-graduação em Traumato-ortopedia, em Métodos e Técnicas de Ensino e MBA em Gestão Empresarial na FGV.
A junção dessa experiência como profissional de fisioterapia e, depois, como gestora, ajuda a explicar o sucesso da FisioClínica, como ela mesma conta ao Mania de Saúde. “Quando me formei, há quase 18 anos, não tinha ainda nenhuma especialização, como qualquer fisioterapeuta recém-formado. Mas, logo depois de começar a atuar na área, com ênfase no mercado de Traumato-ortopedia e na área esportiva, fiz algumas formações em fisioterapia, como pós-graduação em Traumato-ortopedia e pós-graduação em Métodos e Técnicas de Ensino. A partir daí, comecei realmente a lidar com gestão e já tem 13 anos que trabalho exclusivamente como gestora de fisioterapia. Em 2014, abrimos a nossa primeira unidade, na Treze de Maio e, em 2019, a nossa segunda unidade, na Pelinca, sempre atuando como um Centro Integrado de Fisioterapia”, afirma Dra. Júlia, revelando como essa visão estratégica impulsiona o trabalho da clínica. “Quando a gente passa pela profissão, consegue entender o que o paciente espera de um atendimento com um profissional. Por consequência, a gente passa a entender o que pode oferecer de melhor a cada pessoa. Foi isso que eu busquei na época em que comecei a ser gestora e até hoje venho buscando na FisioClínica. Por isso não existe um fisioterapeuta que é a estrela desse trabalho. Somos uma equipe de 30 profissionais altamente qualificados, que costumo chamar de um time estrelado, porque todos são grandes especialistas em suas respectivas áreas de atuação”.
Para criar esse time, contudo, foi necessário implementar todo um conceito de trabalho, como lembra a empresária. “Desde quando comecei a ser gestora, venho tentando fazer com que o fisioterapeuta perca aquela ideia de que ele pode atender qualquer problema, desde a parte neurológica até à parte dermatofuncional. Acredito que este foi um grande divisor de águas no trabalho de gestão. Comecei a mostrar para os fisioterapeutas que eles precisavam ser especialistas no que eles atendiam e necessitavam fazer pelo menos um curso de atualização por ano. É o mínimo que se espera de um profissional atuante, que ele esteja em constante atualização. Essa foi, sem dúvidas, a primeira peneira para construir uma grande equipe”, recorda a gestora. “O interessante é que isso se tornou uma cultura tão arraigada na empresa que, hoje, qualquer fisioterapeuta que trabalha na clínica são superespecialistas, com cerca de 10 cursos de atualização por ano. Eles absorveram o conceito de que, para estar aqui, só se for especialista. Isso aprimorou o nosso trabalho. Hoje, por exemplo, olho para a clínica e vejo como é um privilégio as pessoas poderem se tratar aqui, pelo plano de saúde, com um profissional tão capacitado como esse que, normalmente, estaria atendendo somente em clínicas particulares. A gente consegue unir isso de maneira muito efetiva, com alta performance no resultado”.
Encarando a fisioterapia pela ótica multidisciplinar, que garante um atendimento mais completo ao público, a FisioClínica se destaca também pela sua estrutura, que foi totalmente planejada para beneficiar os mais diferentes atendimentos. “As nossas clínicas são muito grandes. Na unidade da Treze de Maio, por exemplo, temos 13 salas de fisioterapia. Na unidade da Pelinca, são 10 salas de fisioterapia, além de uma área voltada para atendimento médico, formando assim um espaço para tratar o paciente como um todo. Isso permite que ele seja direcionado para o profissional que, de fato, vai resolver aquele problema. Porque não adianta liberar o paciente e livrá-lo da dor sem corrigi-lo. O paciente só sai daqui depois que ele estiver sem dor e depois que ele estiver reorganizado para retomar a sua rotina e não voltar a ter dor, garantindo assim uma melhor qualidade de vida a cada um deles”, comenta Dra. Júlia. “Outro diferencial, nesse sentido, é a nossa lojinha, que não tem nenhum intuito de ser um negócio visando lucro. O objetivo é criar meios para que o paciente não tenha jeito de não melhorar. Em muitos casos, eles vêm aqui 1 ou 2 vezes por semana e precisam complementar esse tratamento de alguma forma em casa. Nosso papel é criar meios para isso acontecer, através da lojinha, a fim de que o paciente consiga dar continuidade ao tratamento no conforto do seu lar, fazendo com que o resultado dificilmente seja diferente de 100% de melhora”.