Dermatologia pediátrica no centro das atenções

Muito se fala, na atualidade, sobre os cuidados com a saúde da pele, que vêm fazendo muitos jovens e adultos irem com mais frequência ao dermatologista, além de aumentar a demanda pelos mais diferentes tratamentos no campo da estética. Mas existe um público que também precisa de atenção nessa área pela alta prevalência de diversas doenças de pele: as crianças.
É por isso que, nos dias de hoje, a dermatologia pediátrica tem ganhado cada vez mais notoriedade, uma vez que essa subespecialidade da medicina visa tratar das doenças dermatológicas em bebês, crianças e adolescentes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por exemplo, as queixas dermatológicas estão presentes em aproximadamente 30% das consultas em ambulatórios e emergências de pediatria. Nesse contexto, a cada quatro atendimentos pediátricos, um deles apresenta queixa dermatológica, conforme atestam os estudos feitos na área.
Diante dessa realidade, a SBP vem chamando a atenção para o 3º Simpósio Brasileiro de Dermatologia Pediátrica (Dermaped), realizado em parceria com a Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP). O evento, que acontece em formato online no dia 27 deste mês, está com as inscrições abertas e traz uma programação abrangente e atualizada, contando com renomados especialistas, que abordarão os principais desafios e perspectivas para as doenças dermatológicas em pacientes pediátricos.
“Estamos preparando o maior evento da Dermatologia Pediátrica, que contará com a presença dos melhores profissionais do Brasil e do mundo, oportunizando o conhecimento do que existe de mais atual na dermatopediatria, com discussões de temas essenciais para a área, com conteúdo prático e atualizado”, destacou Dra. Marice El Achkar Mello, Presidente do 3° Simpósio Internacional de Dermatologia Pediátrica.
Para a presidente do Departamento Científico de Dermatologia da SBP, Dra. Vânia Oliveira Carvalho, o principal objetivo do Dermaped é atualizar os profissionais. “A área de dermatologia pediátrica está em franco crescimento a nível mundial e o evento será realizado para proporcionar atualização nesta importante área do conhecimento, reunindo expoentes nacionais e internacionais”, explica ela, ressaltando que a participação do pediatra é uma oportunidade para que atualizem as condutas frente às queixas dermatológicas, além de ficarem por dentro das novidades. “Problemas cutâneos como escabiose, dermatite seborreica e hemangioma da infância fazem parte do dia a dia do pediatra e serão abordados no evento”.
Quanto aos convidados internacionais, o 3º Dermaped contará com a participação de especialistas de renome para apresentar novos olhares sobre a dermatopediatria, com as seguintes palestras: “Psoríase na criança” e “Rosácea – Experiência de 12 anos”, ministradas pela presidente da Associação de Dermatologia Pediátrica da Argentina, Dra. Ianina Massimo; e “Dermatite de contato em crianças: o que aprendemos?”, “Emergências em Dermatologia Pediátrica”, “Controvérsias na pele seca: nem tudo é dermatite atópica” e “Dieta e seu impacto nas dermatoses pediátricas”, coordenadas pela chefe do Serviço de Dermatologia Pediátrica do Instituto de Salud del Niño em Lima, no Peru, Dra. Rosalia Ballona.
A programação do evento também terá as apresentações: “O futuro do tratamento da DA” e “Aspectos imunológicos das manifestações cutâneas da Covid-19”, conduzidas pelo professor associado da Divisão de Dermatologia do Departamento de Medicina da McCaster University, no Canadá, Dr. Hermenio Cavalcante Lima; e “Dermatite atópica – tratamento atual” e “Novidades em dermatologia pediátrica”, realizadas pela dermatopediatra do Dell’s Children Medical Center do Texas, nos Estados Unidos, Dra. Lucia Diaz.
Além disso, o simpósio também abordará os reflexos da pandemia para os pediatras e pacientes. Um dos temas de destaque é a “Telemedicina em dermatopediatria – o que mudou com a pandemia”, debatido pelos especialistas Drs. Kerstin Taniguchi Abagge e Julio Pereira Dias. Outra mesa que trará o contexto enfrentado atualmente é “O que já sabemos sobre pele e COVID-19”, sob a forma de bate-papo com os experts: Ianina Massimo, Hermenio Lima, Rosalia Balona e Lucia Diaz.
Mais informações podem ser encontradas no site da SBP. O link de inscrição para o evento é o https://dermaped2020.ekipe.com.br/ficha_inscr.asp.