Para muitos pais, a ideia de ter que colocar um aparelho ortodôntico nos filhos traz algumas lembranças não muito agradáveis, do tempo do “sorriso de metal”, comida presa nos braquetes e os ajustes que eram necessários e dolorosos. Porém, isso tudo é passado. Como em todos os ramos da odontologia, tivemos significativos avanços também na ortodontia.
Conversamos com a cirurgiã dentista especialista em ortodontia Dra. Nathália Brandão sobre o momento em que é preciso o uso do aparelho em crianças. Ela afirma que é muito importante a avaliação bucal feita pelo dentista o quanto antes, ou seja, assim que nascerem os dentinhos de leite é preciso procurar um odontopediatra ou um ortodontista. “Problemas ósseos e dentários podem ser evitados ou amenizados quando tratados precocemente. Hoje em dia existem diversos tratamentos e aparelhos que, quando usados na fase correta e de maneira adequada, oferecem diversos benefícios, podendo evitar extrações futuras, cirurgias ou tratamentos mais longos. Existem tratamentos (os ortopédicos) que tratam a estrutura óssea e que só funcionam na fase de crescimento, pois os ossos e dentes ainda estão em formação. O tipo de aparelho ou intervenção vai depender da fase da dentição e do problema, lembrando que correções ósseas só serão possíveis na fase de desenvolvimento da criança. Se não houver nenhum problema ósseo ou dental mais severo, pode ser que o dentista opte por esperar toda troca para dentição permanente, mas isso só o dentista poderá avaliar”, afirma.
Ainda de acordo com Dra. Nathália, outra coisa importante é a prevenção e o cuidado. “Para a utilização de qualquer aparelho, os dentes e estruturas adjacentes precisam estar sadios, então pode ser que antes de uma intervenção ortodôntica seja necessário algum tratamento bucal, seja de limpeza ou remoção de cárie. Não deixe para depois o que pode ser resolvido de maneira mais eficiente se for tratado precocemente, portanto, leve seu filho ao dentista o mais breve possível, aproveitando para sempre fazer uma limpeza nos dentes ou aparelho, se for o caso e instrução de higiene bucal. Lembrando que é de extrema importância o acompanhamento dos pais na higiene oral de seus filhos quando ainda crianças, principalmente com qualquer tipo de aparelho, já que com esses artefatos acabam acumulando mais sujeira nos dentes e eles ainda não têm maturidade para fazer a correta higienização. O acompanhamento dos pais fará toda diferença para o tratamento correto e a manutenção dos dentes sadios após a remoção de qualquer aparelho”, finaliza.