Um mês de boas notícias em Rio das Ostras. A cidade comemora a chegada das vacinas contra a Covid-19 e o início da imunização do grupo prioritário dessa primeira etapa da campanha, onde estão inseridos os profissionais da Saúde da linha de frente de combate ao Coronavírus e idosos internados em Instituições de Longa Permanência. Agora, o Município tem mais uma novidade: a criação de mais um canal de informação sobre a vacinação para a população – o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. A estratégia foi divulgada pela Secretaria de Saúde no site oficial da Prefeitura. De acordo com a secretária de Saúde de Rio das Ostras, Dra. Jane Teixeira, o principal objetivo do Plano é reduzir a mortalidade e internações causadas pelo Coronavírus na população alvo da vacinação. Dentro desse canal contém informações técnicas e estratégias para que o Município possa estar efetuando a imunização. “No Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 identificamos os grupos prioritários e as fases de imunização, lembrando que essas fases são determinadas pelo Ministério da Saúde, pois estamos seguindo um Plano Nacional de Imunização”, ressaltou.
Ainda segundo a secretária, o Município vai contar com o apoio de outras secretarias municipais, formando uma força-tarefa para operacionalização desse Plano, por meio do Gabinete de Vacinação da Covid-19, que foi publicado na Portaria 0957/2020, e é composto por representantes das Secretarias de Saúde; Bem-Estar Social; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Controle Interno; Administração, e Gestão Pública; além da Subsecretaria de Fazenda, Procuradoria-Geral e Assessoria de Comunicação e Tecnologia da Informação, junto com a Inspetoria-Geral da Segurança Pública. “Nossa primeira meta é vacinar todos os grupos eleitos, conforme o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde – PNI, sempre dentro dos padrões da vacinação segura e seguindo as fases estipuladas. No entanto, nosso Plano também está sujeito a mudanças no decorrer da campanha, de acordo com os protocolos do PNI e da Secretaria Estadual de Saúde”, destacou Dra. Jane.
A Secretaria Municipal de Saúde explica também que a imunização só tem efeito após a segunda dose da vacina. O recomendado é que todas as pessoas continuem fazendo a profilaxia do Coronavírus, ou seja, usar máscaras, evitar aglomerações, reforçar os hábitos de higiene pessoal, principalmente, lavar as mãos com água e sabão e usar álcool gel quando necessário. “Essas recomendações estão sendo feitas a nível mundial e nós sugerimos que as pessoas continuem seguindo todas as orientações para que possamos diminuir a transmissão da doença”, concluiu a secretária de Saúde.