
Algumas das atividades realizadas pelo Colégio Centro de Estudos em 2020






Os desafios não acabaram e, em um contexto repleto de incertezas, o Colégio Centro de Estudos aposta em sua capacidade de se reinventar, de acordo com Fábio. “Estamos sempre trabalhando em consonância com as determinações de órgãos competentes. Apesar das incertezas, o Colégio Centro de Estudos vem definindo estratégias para garantir a aprendizagem em qualquer cenário, seja ele presencial ou híbrido. A nossa principal preocupação é que a retomada ocorra com segurança e qualidade para toda a nossa comunidade escolar. Diante disso, estamos estudando novos procedimentos com base em um protocolo de retorno às aulas presenciais, mas também estamos nos preparando para viabilizar atividades de forma híbrida, garantido a qualidade do aprendizado com a chancela do Sistema de Ensino pH. Certos de que a gratidão é um manto que cobre e acolhe todos a nossa volta, aproveitamos para agradecer a parceria e o empenho de todos. Assim sendo, cheios de esperança, desejamos que todos restaurem as suas forças para continuarmos lutando pelas nossas vidas, pela cura e pela qualidade da educação de nossos alunos. Aproveitamos a oportunidade para desejar a todos um Natal de Paz, Luz e de olhares capazes de registrar na alma o nosso melhor abraço”.
O ano de 2020 chega ao fim como o mais desafiador das últimas décadas em todo o mundo. Um dos setores que mais sentiu na pele a sacudida provocada pela pandemia foi a educação. Professores, equipe pedagógica, alunos e pais precisaram se adaptar a uma nova rotina de estudos, mas, ao final desta jornada, pode-se dizer que o saldo foi positivo.
Nossa reportagem conversou com um dos coordenadores pedagógicos do Colégio Centro de Estudos – Sistema PH de Ensino, Fábio Willeman Alonso, sobre como ele avalia o ano de 2020. “Iniciamos o ano letivo de 2020 com reencontros, entusiasmo, emoções, expectativas e muitas novidades. O planejamento anual incluía atividades pedagógicas dentro e fora da escola, sempre com foco no desenvolvimento intelectual e humano de nossos alunos. No entanto, a partir de 13/03, as aulas presenciais foram suspensas devido à pandemia de COVID-19, e nós reconhecemos que a saúde deve vir sempre em primeiro lugar. Por isso, com base no decreto nº 46.973, de 16 de março de 2020, atualizado pelo decreto nº 46.980, de 19 de março de 2020, as aulas presenciais foram substituídas pelas atividades remotas, conduzindo professores e alunos a uma nova realidade educacional. Esse contexto exigiu o desenvolvimento repentino de novas habilidades e estratégias, dentre elas: o aprendizado rápido de novas tecnologias de comunicação e informação, adequação das propostas pedagógicas ao novo modelo e, principalmente, adaptação à nova rotina de estudos”, afirma o coordenador. “Então, surgiram inúmeros desafios para cada componente da comunidade escolar. Os professores compartilharam de várias inseguranças, como, por exemplo, dar a aula on-line (aula síncrona), gravar vídeos (aula assíncrona), preparar materiais que seriam compartilhados com os alunos. Estes tiveram grande esforço para aprender e gerenciar o tempo dentro de casa, desenvolver a disciplina para estudar, enfrentar a ausência dos amigos e do espaço escolar. E ainda os pais, que precisaram conciliar suas próprias tarefas com as atividades dos filhos. A rotina de aprendizagem em casa não foi fácil”.
Diante deste cenário, Fábio conta como foi para o Colégio Centro de Estudos buscar saídas para esta nova realidade. “O nosso compromisso foi buscar o melhor caminho para dar sequência ao ano letivo, priorizando a qualidade da vida física e, principalmente, emocional de toda a nossa comunidade escolar. A parceria estabelecida entre as famílias e a escola foi determinante para o desenvolvimento das ações/projetos, pois os nossos alunos são constantemente estimulados e orientados a darem sequência às atividades que o Colégio Centro de Estudos vem propondo. É importante destacar que temos recriado práticas com muita prudência, coragem e empatia, compartilhando cada passo dessa caminhada com as famílias que depositam, todos os dias, confiança no trabalho desenvolvido”.
Ele explica, ainda, quais ações foram tomadas ao longo do ano. Acolhemos diariamente pais, alunos e professores com suporte técnico e emocional, enviamos aos pais e alunos o plano das atividades da semana com antecedência para melhor organização familiar, o processo de avaliação qualitativa foi desenvolvido de forma gradual, respeitando as peculiaridades de cada aluno e a familiarização com o formato remoto e adaptamos e criamos vários projetos culturais, promovemos palestras com temas atuais, proporcionamos o contato direto de nossos alunos com escritores, roteiristas e artistas durante as aulas remotas, como forma de dar continuidade ao incentivo à leitura, que é tradição no Colégio Centro de Estudos. Investimos, ainda, em projetos socioemocionais para auxiliar os alunos no gerenciamento de suas emoções diante do contexto no qual estamos inseridos”, finaliza.