Brasil o país dos homicídios

Neste momento o Brasil, assim como o resto do mundo, está com os olhos voltados para o combate ao Covid-19, que já vitimou milhares de brasileiros. Porém, tão logo superada esta pandemia, uma frente de combate à violência tem que ser implementada no país de forma rápida, considerando o número de homicídios que estão ocorrendo na nossa nação.
No ano de 2019 tivemos um total de 41.635 homicídios registrados de forma oficial no Brasil. Neste ano de 2020, só nos meses de Janeiro a Abril, já são registrados 15.868 homicídios no país em números oficiais, o que equivale dizer que, em continuando a escala, neste ano de 2020 teremos mais mortes por homicídios do que por vítimas do Covid-19.
Eu, você e outros que ainda não foram atingidos por esta crescente violência ainda não acordamos para o caos que estamos vivendo em questão de assassinatos. A questão estará passando despercebida até que chegue aos nossos lares. E aí será tarde demais para tentar impedir este crescendo de violência.
Um recente relatório da Polícia Civil mostrou que o crime organizado atua no Estado do Rio de Janeiro em 1.413 comunidades, sendo 81% do território comandado pelo tráfico de drogas e 19% por milícias. Prossegue o relatório, demonstrando que o número de traficantes hoje já é maior que todo efetivo da Polícia Militar nas ruas. E mais ainda, no mesmo relatório existe a afirmativa de que mais de 56.000 delinquentes estejam em liberdade, portando armas de grosso calibre e continuando em atividade criminosa.
Evidente que sem uma política severa de segurança este quadro só crescerá e, dentre em pouco tempo, se tornará incontrolável e teremos uma nação dominada por traficantes e sem nenhuma possibilidade de uma vida segura. É hora das entidades e da população cobrar das autoridades uma atitude mais enérgica contra este absurdo que estamos vivendo ou, em pouco tempo, não haverá retorno desta inversão de valores no país.
O número de vítimas do Covid-19 nos assusta devido à ampla divulgação dos dados pela imprensa, enquanto o número de homicídios passa despercebido pela ausência de divulgação. E o Brasil se tornou o país dos homicídios.

(*) Dr. Edmundo Machado é Juiz aposentado, dono de escritório de advocacia tributária e empresarial que leva o seu nome, músico diletante e colunista/colaborador do Jornal Mania de Saúde.
matriz@maniadesaude.com.br